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Fotografia desfocada de um grupo de estudantes em pé, lado a lado, em uma sala escolar. Sobre a foto, está a frase: “Escola como espaço seguro. O investimento em convivência escolar para formação de uma sociedade mais pacífica”. O logo da Fundação Carlos Chagas aparece abaixo da imagem, em uma barra inferior branca.

O investimento em convivência na escola e o apoio da gestão escolar à participação cidadã são fundamentais para o ensino e a segurança

Composição em fundo verde com os dizeres Censo Escolar 2023: reprovação e abandono escolar retomam crescimento após pandemia. O logo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra inferior de cor branca.

Disponibilizados pelo Inep, dados do Censo Escolar 2023 também revelam desigualdades educacionais em termos de gênero e raça   Por Jade Castilho O Censo Escolar 2023, divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), evidenciou o aumento das desigualdades educacionais nos primeiros resultados publicados no contexto pós-pandemia.  Durante o período pandêmico,

Composição com fundo verde escuro, com a imagem em desfoque de um globo. Sobre a imagem, há o logo do Textos FCC e o texto: “Relatório. Mudanças nos empregos de professores da educação básica na pandemia”. O logo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra branca na parte inferior.

Mulheres correspondem a cerca de 80% dos professores do ensino fundamental e foram as mais afetadas com a implementação de medidas emergenciais em escolas   Por Jade Castilho O fechamento das escolas e a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) levou à reconfiguração do trabalho de professores e professoras durante a pandemia. Mas como essa reconfiguração

Composição de fundo laranja, com os seguintes dizeres: Mesa-redonda Desafios Contemporâneos da educação infantil. O logo da Fundação Carlos Chagas aparece na parte inferior da imagem, em uma barra branca.

Evento presencial gratuito acontece no próximo dia 12 de março e contará com a presença de Marisa Vasconcelos Ferreira no debate sobre os parâmetros de qualidade da educação infantil Por Jade Castilho Os  desafios contemporâneos da educação infantil são tema de mesa-redonda com Marisa Vasconcelos Ferreira, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos

Composição de fundo cinza escuro, com faixa horizontal em marrom. Sobre o fundo, há a fotografia de capa de um livro que retrata três crianças que brincam. Ao lado da capa, há os dizeres: Lançamento de livro. Acesso e oferta na Educação Infantil: qualidade e desigualdade em debate. O logotipo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra inferior vermelha.

E-book lançado pela Universidade Federal do Paraná tem acesso gratuito e aborda políticas públicas educacionais, desigualdades e qualidade de ensino Por Jade Castilho O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou o livro Acesso e Oferta na Educação Infantil: qualidade e desigualdade em debate, que

Composição gráfica de fundo preto, com três riscos de giz amarelo no canto superior direito. Sobre o fundo, há o texto “Seminário Formando professores: Possibilidades e limites na avaliação de impacto da formação no desempenho docente. Acesse o site e acompanhe ao vivo. 01 de março, às 14h30”. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e os ícones de redes sociais aparecem em uma barra inferior branca.

Durante o evento, pesquisadora da FCC comenta sobre possibilidades e limites na avaliação de impacto da formação docente Por Jade Castilho Na próxima sexta-feira (1º de março), às 14h30, ocorrerá o I Seminário Educação por Evidências de 2024, organizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A pesquisadora Adriana Bauer, do Departamento de

Composição de fundo verde azulado, com linhas onduladas laranjas na parte inferior. Sobre o fundo, há a frase “Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2024. Conheça o edital de premiação para docentes de licenciatura. Inscrições em breve”. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e seu nome de usuário nas redes sociais aparecem em uma barra inferior branca.

Realizada pela Fundação Carlos Chagas, premiação oferece 30 mil reais como reconhecimento a projetos de professores de cursos de licenciatura Por Luanne Caires A formação de professores para a educação básica é um dos pilares para a qualidade da educação brasileira. Como forma de valorizar essa atividade essencial, a Fundação Carlos Chagas convida os docentes

Lançamento de livro. Celebrando Tono Castorina (José Antonio Castorina): construção de conhecimento no campo psicológico. A imagem tem fundo verde claro, com uma fotografia da capa do livro sobre miscelânia de letras desfocadas. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e seu nome de usuário nas redes sociais aparecem em uma barra inferior vermelha.

Obra traz análises diversas sobre as relações entre psicologia e educação e conta com capítulo escrito por pesquisadora da Fundação Carlos Chagas

Consulta Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Prazo prorrogado até 26 de fevereiro. Contribua! A imagem tem fundo cinza claro, com vários traços curtos coloridos em diferentes direções. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e seu nome de usuário nas redes sociais aparecem em uma barra inferior branca.

Instituições, organizações da sociedade civil e movimentos sociais de todo o Brasil podem opinar sobre os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil até 26 de fevereiro

Consulta Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Participe até 20 de fevereiro. A imagem tem fundo cinza claro, com vários traços curtos coloridos em diferentes direções. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e seu nome de usuário nas redes sociais aparecem em uma barra inferior branca.

Instituições de educação infantil, secretarias de educação, grupos de pesquisa, movimentos sociais e organizações da sociedade civil podem participar por meio de plataforma digital  Por Luanne Caires Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil serão atualizados em 2024. O documento reúne padrões de referência para a organização da infraestrutura, da gestão das redes