1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Professores formados no EAD chegam a 60% na rede privada, mas qualidade preocupa especialistas
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Professores formados no EAD chegam a 60% na rede privada, mas qualidade preocupa especialistas

 

Cartaz com os dizeres: Na Mídia. Professores formados no EAD chegam a 60% na rede privada, mas qualidade preocupa especialistas. g1. 11 de outubro de 2023. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo vermelho com texto em branco.

|11/10/23

Por Lara Mello

Nas faculdades privadas no Brasil, a maioria dos professores foram formados no EAD em 2022, segundo levantamento da ONG Todos Pela Educação, divulgado pelo g1. Entretanto, o desempenho dos alunos na modalidade a distância é menor do que daqueles que estudam presencialmente, como observado nos resultados do Enade para os cursos de pedagogia e outras nove licenciaturas. 

A matéria do g1 elencou os principais problemas na formação docente no país, que incluem a mercantilização de cursos a distância, a incongruência entre o que é ensinado e o que é exigido no cotidiano dos professores formados no EAD, a imprecisão no controle de qualidade dos cursos pelo MEC e o mau funcionamento da estrutura de estágios.

A reportagem dialogou com diversos especialistas, incluindo Amélia Artes, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. Para pedagogos há uma “informalidade imposta” devido à dificuldade de se alocar no mercado formal, segundo Amélia. 

A pesquisadora reafirma a importância do ensino teórico para desenvolver os fundamentos da educação, visto que reduzir essa carga horária “é uma tentativa de transformar a profissão em algo só pragmático, em vez de pragmático e político.”

Confira a matéria completa no g1.