1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Coluna destaca medidas para valorização de professores no Brasil
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Coluna destaca medidas para valorização de professores no Brasil

 

Cartaz com os dizeres: Na Mídia. Coluna destaca medidas para valorização docente no Brasil. Veja. 23 de outubro de 2023. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo vermelho com texto em branco.

|24/10/23

Por Lara Mello

O relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental, realizado pela Fundação Carlos Chagas, pelo D³e – Dados para um Debate Democrático na Educação e pelo Itaú Social, mostra que quase 40% dos professores de língua estrangeira dos anos finais do ensino fundamental têm mais de 300 alunos no ano letivo. O número é aproximadamente 50% maior do que em países como França, Japão e Estados Unidos. 

Em coluna na Veja, Davi Lago, professor, coordenador de pesquisa no LABÔ/PUCSP e doutorando na Faculdade de Direito da USP,  citou a comparação do volume de trabalho docente entre países ao abordar a falta de valorização de professores tanto social quanto financeira no Brasil. 

O autor, que também levantou outros estudos relevantes, elenca fatores importantes para que haja uma maior valorização docente, como a fixação do professor em apenas uma escola, oportunidades para qualificação continuada e ampliação do diálogo sobre a organização e o planejamento escolar. 

Confira a coluna completa na Veja.