1. Home
  2. |
  3. Educação e Pesquisa | Pesquisas
  4. |
  5. Engenharia, Trabalho e Relações de Gênero na Construção de Habitações

Coordenação: Maria Rosa Lombardi

Equipe de pesquisa:  Fernanda Mandetta ( bolsista FCC- 03/2015 a 02/2016); Adriano Moro ( assistente técnico de pesquisa DPE- 03/2016 a 06/2016)

Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP

Duração: 2 anos, de junho de 2014 a julho 2016

Objetivos e metodologia: este projeto compôs- se de dois eixos de investigação. O primeiro e principal foi conhecer e analisar o trabalho de engenheiro civil em empresas construtoras de habitações, atentando para eventuais transformações acontecidas durante a última década no seu conteúdo, na sua organização e nas condições de seu exercício, à luz dos referenciais teóricos da sociologia do trabalho e das relações sociais de sexo/gênero. Repercussões necessárias com a esfera da formação profissional- cursos de graduação em engenharia- foram contempladas neste eixo. Este eixo principal está identificado como “pesquisa na construção civil”. O eixo complementar de investigação visou acompanhar as atividades e coletar a avaliação das integrantes de três grupos ou coletivos de mulheres que vêm discutindo as questões de gênero na sociedade e nas engenharias:  o POLIGEN- Grupo de estudos de Gênero da Escola Politécnica da USP- Universidade de São Paulo ( contemplando perspectivas da área de formação em engenharia), a Comissão do Programa Pró Equidade de Gênero e Raça do CREA- RJ- Conselho regional de engenharia e agronomia do Rio de Janeiro ( contemplando as perspectivas da área do trabalho, em instância de regulação profissional)  e a Diretoria da Mulher da FISENGE- Federação interestadual de sindicatos de engenheiros (área do trabalho, em instância de representação sindical).  Identifica-se este eixo como “pesquisa com coletivos de engenheiras”.

O estudo teve cunho qualitativo e a coleta de informações foi feita através de entrevistas individuais e estudos de caso em duas empresas construtoras.  Foram feitas 68 entrevistas no total, 61 individuais e 7 coletivas. O número total de pessoas entrevistadas foi 75, sendo 42 mulheres e 33 homens.   Por eixo de investigação, no âmbito da pesquisa na construção civil foram realizadas 58 entrevistas ( 62 entrevistados) e na pesquisa com coletivos de engenheiras, 10 ( 13 entrevistadas). Os três coletivos de engenheiras foram acompanhados por meio de entrevistas repetidas, uma vez por ano, para aferir a consecução dos objetivos planejados anualmente. Os estudos de caso foram realizados em duas construtoras de porte médio, atuantes nas  regiões de Campinas e Jundiaí.