Autoavaliação institucional participativa na Educação Infantil

Objetivo(s):
Discutir o papel da autoavaliação institucional participativa na melhoria da qualidade da educação infantil no Brasil, com base na experiência desenvolvida nos anos de 2013 a 2016 na rede municipal de educação infantil de São Paulo e em bibliografia especializada sobre o tema.
Docente

Coordenação: Maria Malta Campos, pesquisadora consultora do Departamento de Pesquisas Educacionais/Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC).
Docentes:
Maria Malta Campos – Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP); Professora aposentada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Bruna Ribeiro – Mestre em Educação pela PUC-SP; Doutoranda na Faculdade de Educação da USP; Assessora da Secretaria Municipal de Educação (SME-SP).
Rita de Cássia Coelho – Coordenadora do Programa Experimental de Avaliação da Educação Infantil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Sonia Larrubia Valverde – Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP; Ex-coordenadora de Educação Infantil da SME-SP).
Programa
O curso, organizado em cinco aulas, focaliza o tema da autoavaliação participativa das instituições de educação infantil, no contexto do debate atual sobre a avaliação da qualidade de creches e pré-escolas. Uma ampla bibliografia especializada, nacional e internacional, será indicada e comentada durante o curso. Os aspectos a serem abordados são: 1) Antecedentes e fundamentos da proposta de autoavaliação institucional participativa na educação básica; 2) Relações e interseções com outras abordagens da avaliação da qualidade da educação infantil; 3) A experiência de autoavaliação na rede municipal de educação infantil de São Paulo; 4) O papel da autoavaliação institucional participativa no contexto das políticas de educação infantil no Brasil; 5) Potenciais e limites da utilização da autoavaliação institucional participativa na melhoria da qualidade da educação infantil.
Público-alvo
Profissionais da área da educação, incluindo professores, diretores, coordenadores pedagógicos, pesquisadores e demais interessados no tema da avaliação da educação infantil.
Outras informações
Cronograma
Setembro: dias 10 e 24, das 18h30 às 21h30.
Outubro: dias 8 e 22, das 18h30 às 21h30.
Novembro: dia 12/11, das 18h30 às 21h30.
Data:
10/09/2018, 12/11/2018
Hora:
das 10h às 13h
Valor da Inscrição:
Pagamentos até 06/09/2018: R$125,00.
De 07 a 09/09/2018: R$150,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030
Inscrições Abertas
Data:
Hora:
das 10h às 13h
Valor da Inscrição:
Pagamentos até 06/09/2018: R$125,00.
De 07 a 09/09/2018: R$150,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030