Curso: Território, relações raciais e cidadania no pensamento de Milton Santos. Inscrições abertas!
Objetivo(s):
Foto/Crédito: Reprodução/Site Milton Santos
Oferecer aos participantes subsídios epistemológicos, conceituais e práticos sobre educação, relações raciais e território, com ênfase no pensamento crítico de Milton Santos, objetivando destacar a centralidade ainda pouco difundida do espaço geográfico enquanto instância social de análise das relações étnico-raciais.
Docente
Docente: Billy Malachias
Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (NEINB/USP) e do Núcleo de Pesquisa em Geografia e Redes de Conhecimento e Saberes Pró-Meridionais da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Professor da Fundação Poli Saber. Consultor do MEC/Secad para a coordenação e elaboração do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Assessor das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação nas áreas de Formação Continuada, Orientações Curriculares e Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Possui ainda experiência profissional em Políticas Públicas, Geoprocessamento, Planejamento Urbano, Ambiental e Territorial.
Programa
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e geografia – teoria e método: educar para conviver e ensinar para conhecer.
- A influência de Amilcar Cabral e Frantz Fanon no pensamento de Milton Santos: o trabalho do intelectual no terceiro mundo.
- A geografia do racismo: pensando o espaço do homem; Ser negro no Brasil hoje;
- A força dos fracos é seu tempo lento.
- Por uma outra globalização – racismo: fábulas, perversidade, possibilidade.
- Territórios educativos – conceitos, temas, experiências e práticas: a geografia da escola e a geografia na escola.
Público-alvo
Profissionais da área da educação (professoras e professores; diretoras e diretores; coordenadoras e coordenadores), pesquisadoras e pesquisadores e pessoas interessadas na temática.Outras informações
Outras Informações: As referências bibliográficas serão encaminhadas, por e-mail, com uma semana de antecedência, exclusivamente aos inscritos.
Data:
Hora:
Das 9h às 17h, somente aos sábadosValor da Inscrição:
Pagamentos até 06/06/2019: R$125,00 De 07 a 14/06/2019: R$150,00 Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030 Não há estacionamento no localInscrições Abertas
Data:
Hora:
Das 9h às 17h, somente aos sábadosValor da Inscrição:
Pagamentos até 06/06/2019: R$125,00 De 07 a 14/06/2019: R$150,00 Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030 Não há estacionamento no local