Curso: Diálogos de gênero na educação básica

Objetivo(s):
Oferecer subsídios para a compreensão de fenômenos educativos a partir da ótica das relações de gênero; discutir como as temáticas sobre sexo, sexualidade, feminilidade e masculinidade interferem no cotidiano da escola; contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho realizado por profissionais em relação às dimensões das desigualdades no cotidiano escolar.
Docente
Convidadas
Abertura: Marilia Carvalho – FE/USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
Encerramento: Claudia Pereira Vianna – FE/USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
Docentes
- Alexandre Bortolini – FE/USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
- Amélia Artes – Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC
- Cinthia Toledo – FE/USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
- Edna Telles – FE/USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
- Luciana Alves – FE/UNICAMP (Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas)
- Thais Gava – Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC
Programa
- Conceito de gênero e sua contribuição para a construção de uma educação democrática, emancipadora e com qualidade social;
- Perspectivas e articulação entre gênero e raça, limites e potencialidades da interseccionalidade aos estudos sobre injustiças culturais e distributivas no campo educacional;
- Introdução aos conceitos de identidade de gênero e orientação sexual a partir das vivências de sujeitos cujas experiências desafiam a cis-heteronorma;
- Conceitos de cisnormatividade e heteronormatividade;
- Implicações para o currículo, a gestão e a prática pedagógica;
- Incidência nas relações e trajetórias escolares;
- Prática docente;
- Estratégias e ferramentas para o trabalho com crianças e jovens;
- Desigualdades marcadas por gênero (dados de pesquisas brasileiras);
- Indicadores de acesso, permanência e qualidade da educação pública;
- Cotidiano escolar em seus múltiplos aspectos institucionais.
Público-alvo
Profissionais da área da educação (professoras e professores; diretoras e diretores; coordenadoras e coordenadores), pesquisadoras e pesquisadores e pessoas interessadas em temáticas de gênero e educação básica.
Outras informações
As referências bibliográficas serão disponibilizadas na primeira aula.
Data:
22/04/2019, 29/04/2019 06/05/2019 13/05/2019 20/05/2019 27/05/2019
Hora:
Somente às segundas-feiras, das 19h às 22h
Valor da Inscrição:
Pagamentos até 09/04/2019: R$170,00.
De 10 a 18/04/2019: R$200,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030
Inscrições Abertas
Data:
Hora:
Somente às segundas-feiras, das 19h às 22h
Valor da Inscrição:
Pagamentos até 09/04/2019: R$170,00.
De 10 a 18/04/2019: R$200,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030