1. Início
  2. |
  3. Fcc cursos
  4. |
  5. Curso: Diálogos de gênero na educação básica

Curso: Diálogos de gênero na educação básica

Objetivo(s):

Oferecer subsídios para a compreensão de fenômenos educativos a partir da ótica das relações de gênero; discutir como as temáticas sobre sexo, sexualidade, feminilidade e masculinidade interferem no cotidiano da escola; contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho realizado por profissionais em relação às dimensões das desigualdades no cotidiano escolar.

Docente

Convidadas
Abertura: Marilia Carvalho – FE/USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
Encerramento: Claudia Pereira Vianna  – FE/USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)

Docentes

  • Alexandre Bortolini – FE/USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
  • Amélia Artes – Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC
  • Cinthia Toledo – FE/USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
  • Edna Telles – FE/USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
  • Luciana Alves – FE/UNICAMP (Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas)
  • Thais Gava – Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC

Programa

  • Conceito de gênero e sua contribuição para a construção de uma educação democrática, emancipadora e com qualidade social;
  • Perspectivas e articulação entre gênero e raça, limites e potencialidades da interseccionalidade aos estudos sobre injustiças culturais e distributivas no campo educacional;
  • Introdução aos conceitos de identidade de gênero e orientação sexual a partir das vivências de sujeitos cujas experiências desafiam a cis-heteronorma;
  • Conceitos de cisnormatividade e heteronormatividade;
  • Implicações para o currículo, a gestão e a prática pedagógica;
  • Incidência nas relações e trajetórias escolares;
  • Prática docente;
  • Estratégias e ferramentas para o trabalho com crianças e jovens;
  • Desigualdades marcadas por gênero (dados de pesquisas brasileiras);
  • Indicadores de acesso, permanência e qualidade da educação pública;
  • Cotidiano escolar em seus múltiplos aspectos institucionais.

Público-alvo

Profissionais da área da educação (professoras e professores; diretoras e diretores; coordenadoras e coordenadores), pesquisadoras e pesquisadores e pessoas interessadas em temáticas de gênero e educação básica.

Outras informações

As referências bibliográficas serão disponibilizadas na primeira aula.

Data:

Hora:

Somente às segundas-feiras, das 19h às 22h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 09/04/2019: R$170,00. De 10 a 18/04/2019: R$200,00. Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030


Inscrições Abertas

Nenhum post encontrado.

 

Data:

Hora:

Somente às segundas-feiras, das 19h às 22h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 09/04/2019: R$170,00. De 10 a 18/04/2019: R$200,00. Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030