Mediação de Conflitos e os Sentidos da Justiça na Escola
Objetivo(s):
Geral: Problematizar os conflitos escolares e suas formas de tratamento, com incidência particular no modo como o sentimento de injustiça se multiplica no contexto educativo, tendo em vista as indisciplinas e violências que ali ocorrem.
Específicos: Elucidar aspectos conceituais que circundam os conflitos escolares. Analisar concepções de justiça, de escola justa e de práticas justas/injustas no interior da organização escolar. Caracterizar a estruturação da experiência escolar no sentido de tornar visíveis as injustiças que a compõem.
Docente
ALICE MIRIAM HAPP BOTLER – Doutora em Sociologia, Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora associada e coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa “Estudo das Organizações Educativas” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro da Comissão da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação e o curso de Pedagogia da UFPE. Foi editora associada da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE). É pesquisadora de questões sobre política educacional; formação de gestores e gestão escolar; ética; justiça e violência em educação.
Programa
Questões relativas ao enfrentamento de conflitos presentes nas escolas. Indisciplinas e violências como foco, não apenas em aspectos normativos, mas pautados principalmente em abordagens de análise organizacional, nas perspectivas da micropolítica e da microssociologia. Elucidação das injustiças experimentadas no universo singular da escola e seus tratamentos, tendo o diálogo como fenômeno complexo.
Público-alvo
Gestores de ensino; coordenadores; professores; pesquisadores e especialistas em educação e áreas correlatas; estudantes de graduação e de programas de pós-graduação e demais interessados.
Data:
24/10/2017, 26/09/2017
Hora:
das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h
Valor da Inscrição:
Pagamentos até 19/10/17: R$100,00.
De 20 a 23/10/2017: R$125,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030
Inscrições Abertas
Data:
Hora:
das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h
Valor da Inscrição:
Pagamentos até 19/10/17: R$100,00.
De 20 a 23/10/2017: R$125,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030