Curso: Questões e desafios de Educação Matemática na Educação Básica. Inscreva-se

Objetivo(s):
Elucidar, debater e vivenciar aspectos teóricos e práticos referentes ao fazer matemático, desde as séries iniciais da educação básica, na perspectiva da Educação Matemática.
Docente
SILVIA DIAS ALCÂNTARA MACHADO – Doutora e Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela PUC-SP. Graduada em Serviço Social pela PUC-SP. Diplôme d’Études Approfondies (DEA) em Álgebra pela Universidade de Montpellier, França. Professora colaboradora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA), certificado no CNPq pela PUC-SP, do qual foi fundadora em 2003 e líder até se aposentar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: álgebra linear e educação algébrica (álgebra a teoria elementar dos números).
BARBARA LUTAIF BIANCHINI – Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela PUC-SP. Professora associada do Departamento de Matemática da PUC-SP. Atualmente, é coordenadora e professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Desenvolve estudos e pesquisas e tem publicações (autoria e coautoria) na área de Educação Matemática, principalmente, nos temas: álgebra linear e educação algébrica. Os trabalhos desenvolvidos por seus orientandos integram o Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA), PUC-SP.
Programa
Oficina 1 – Diferenças entre a lógica matemática e a lógica cotidiana. Incompreensão do fazer matemático e indução dos alunos a erros. Construção de questões para o desenvolvimento da lógica matemática.
Oficina 2 – Desenvolvimento de processos do pensamento matemático. Contribuição de autores das áreas de Matemática, Psicologia Cognitiva e Educação Matemática. Construção de questões para o desenvolvimento do pensamento matemático.
Oficina 3 – A calculadora na educação básica: vantagens e desvantagens. Uso pedagógico no ensino fundamental. Atividades possíveis e adequadas com utilização da calculadora na educação matemática.
Oficina 4 – Avaliação em Matemática segundo a teoria das situações didáticas de Brousseau. Contribuição para a formação de professores. Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, avaliação de aprendizagem matemática e construção de instrumentos de avaliação.
Oficina 5 – Educação Matemática: proposição, vivência e análise de situações práticas.
Público-alvo
Professores, coordenadores e gestores de educação básica; especialistas em educação; pesquisadores; estudantes de Pedagogia e de programas de pós-graduação e demais interessados.
Data:
10/10/2018, 17/10/2018 24/10/2018 31/10/2018 14/11/2018
Hora:
Das 8h30 às 12h
Valor da Inscrição:
Pagamentos até 05/10/18: R$125,00.
De 06 a 09/10/2018: R$150,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030
Inscrições Abertas
Data:
Hora:
Das 8h30 às 12h
Valor da Inscrição:
Pagamentos até 05/10/18: R$125,00.
De 06 a 09/10/2018: R$150,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030