Curso: Software EVOC 2005 – Análise Prototípica com o Aporte da Teoria das Representações Sociais
Objetivo(s):
Situar o pesquisador sobre as vantagens e limites do uso da análise prototípica processada pelo software EVOC2005 (uso gratuito). Vivenciar atividade prática com emprego do EVOC2005. Explorar, analisar e discutir qualitativamente e quantitativamente resultados gerados pelo quadro de quatro casas de Vergès. Analisar diferentes formas de apresentação dos resultados em dissertações, teses, relatórios de pesquisa e artigos. Utilizar o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais na análise e interpretação dos dados.
Docente
VICENTE SARUBBI JR – Doutor e Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), São Paulo (SP). Graduado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande (MS). Estuda diferentes abordagens qualitativas para realização de pesquisas e uso de instrumentos tecnológicos para auxílio em análises de estudos qualitativos e mistos (mixed studies).
Programa
Teoria das Representações Sociais como repertório teórico e instrumental para a realização de pesquisas por meio da análise prototípica. Confecção de instrumento/pergunta com estímulo indutor para produção de dados, utilizando a técnica de associação de palavras. Oficina prática de análise prototípica e uso do software EVOC2005. Cortes a partir da média, mediana e o T de Goffman (com uso da Lei de Zipf). Interpretação e análise do quadro de quatro casas de Vergès com o aporte conceitual da Teoria das Representações Sociais.
CRONOGRAMA
DIA 18/09 – das 08h30 às 12h30 – Introdução à Teoria das Representações Sociais (TRS). Um olhar epistêmico das diferentes escolas e suas abordagens. A pergunta de partida, o objeto social e as formas para compor a amostragem em pesquisas com o suporte da TRS. A confecção da pergunta indutora. Ênfase na abordagem estrutural. Análise prototípica com o uso do software EVOC2005.
Das 13h30 às 17h30 – Cortes de frequência mínima e média, RANG. Formação do quadro de quatro casas de Vergès. Uso de programas de extensão para formação de novos bancos. Análise qualitativa de termos considerados mais relevantes e comparação entre subgrupos.
DIA 19/09 – das 08h30 às 12h30 – Apreciação teórica da TRS e interpretação qualitativa e quantitativa do quadro de quatro casas de Vergès. O retorno ao campo para a confirmação dos termos presentes no Núcleo Central.
Das 13h30 às 17h30 – Teoria sobre as análises de similaridade e similitude para a formação de clusters e grafos. Uso do software IRAMUTEQ (uso gratuito) para a análise de similitude dos termos evocados. Formas de apresentação dos resultados para dissertações, relatórios de pesquisa e artigos.
Público-alvo
Educadores, graduandos e pós-graduandos, pesquisadores e docentes com interesse na realização de pesquisas com o aporte da Teoria das Representações Sociais e/ou com a técnica da produção de dados pela análise das evocações e auxílio do software EVOC2005. ATENÇÃO: Trazer computador pessoal. Será compartilhada uma pasta no dia do curso com arquivos para baixar os dois softwares e material de apoio teórico.
Data:
12/04/2018, 13/04/2018
Hora:
Diversos Horários
Valor da Inscrição:
Pagamentos até 09/04/2018: R$100,00.
De 10 a 12/09/2017: R$125,
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030
Inscrições Abertas
Data:
Hora:
Diversos Horários
Valor da Inscrição:
Pagamentos até 09/04/2018: R$100,00.
De 10 a 12/09/2017: R$125,
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030