Curso: Tratamento de dados educacionais com Modelagem Hierárquica

Objetivo(s):
- Identificar dados educacionais estruturados hierarquicamente.
- Construir modelos que levam em conta a estrutura hierárquica.
- Interpretar resultados de uma análise com modelos hierárquicos.
- Operar softwares para construir modelos hierárquicos.
Docente
Pedro Alberto Barbetta: Graduado em Estatística pela ENCE (1980), mestre em Estatística IMPA (1984) e doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (1998). Atualmente é professor titular da UFSC, atuando no Mestrado Profissional de Métodos e Gestão em Avaliação e no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Pesquisador-bolsista da Vunesp e membro do Comissão de Estatística e Psicometria do Inep/MEC. Autor dos livros Estatística Aplicada em Ciências Sociais (Editora da UFSC) e Estatística para Cursos de Engenharias e Informática (Editora Atlas).
Programa
Introdução aos modelos hierárquicos lineares: a estrutura de dados hierárquicos; o modelo hierárquico nulo; decomposição da variabilidade e o coeficiente de correlação intraclasse; variáveis independentes nos níveis da modelagem hierárquica; interpretação dos coeficientes do modelo; pacotes computacionais; exemplos de aplicações na área educacional.
Modelos hierárquicos: complementos: análise de dados em painel (dados longitudinais); variável dependente binária (modelos hierárquicos não lineares); exemplos de aplicações na área educacional.
Público-alvo
Profissionais da área da educação e das ciências sociais
Outras informações
Coordenador: Dalton Francisco de Andrade. Tem Licenciatura em Matemática (1973) e Mestrado em Estatística (1977) pela Universidade de São Paulo (USP) e PhD em Biostatistics pela University of North Carolina at Chapel Hill, USA (1984). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação nos programas de pós-graduação PPGEP e PPGMGA, pesquisador associado da Fundação Vunesp e consultor do Inep/MEC. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da resposta ao item, avaliação educacional, modelos de variável latente, dados longitudinais e modelos hierárquicos/multiníveis lineares e não lineares.
As referências bibliográficas serão encaminhadas, por e-mail, exclusivamente aos inscritos.
Data:
22/07/2019, 23/07/2019 24/07/2019 25/07/2019
Hora:
Das 09h às 17h
Valor da Inscrição:
Pagamentos até 10/07/2019: R$212,00.
De 11 a 19/07/2019: R$250,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030
Não há vagas de estacionamento
Inscrições Abertas
Data:
Hora:
Das 09h às 17h
Valor da Inscrição:
Pagamentos até 10/07/2019: R$212,00.
De 11 a 19/07/2019: R$250,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030
Não há vagas de estacionamento