O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma política educacional que define os princípios, as metas e as estratégias para o desenvolvimento da educação em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino no território nacional. Por fazer parte de um regime de colaboração, responsabilização e participação social entre os entes federados, o artigo publicado
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Os desafios para o planejamento, a aplicação e a análise dos resultados de uma avaliação educacional em larga escala geográfica e numérica Por Jade Castilho – assessora de comunicação no Núcleo de Comunicação da Fundação Carlos Chagas, e-mail: comunicacao@fcc.org.br Em um país de dimensões continentais como o Brasil, a aplicação de exames de larga escala
Como usar rubricas para a avaliação de estudantes? Foi a partir dessa pergunta que Susan M. Brookhart, professora emérita na Escola de Educação da Universidade Duquesne (Pensilvânia, Estados Unidos) e consultora educacional, elaborou o artigo O uso de rubricas na educação básica: Revisão e recomendações, publicado na revista Estudos em Avaliação Educacional. A pesquisa foi
A investigação das habilidades sociais e empatia de professores do ensino fundamental é um tema cada vez mais relevante. Com a diversificação das salas de aula e o surgimento de novas modalidades de ensino, professores com habilidades sociais e empatia aprimoradas podem criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e acolhedores. O artigo Habilidades sociais e
Como os conhecimentos matemáticos podem ser construídos na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Foi assim que Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), chegou ao tema de sua tese de doutorado, reconhecida com menção honrosa em Educação no Prêmio
O trabalho docente traz inúmeros desafios, dentro e fora de sala de aula, que vão além dos conteúdos previstos no currículo escolar. O combate ao racismo foi escolhido pela professora Eva Cristina Francisco, da Licenciatura em Letras – Espanhol do campus Avaré do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Em
O artigo discute as possibilidades de imaginação e criação de crianças de 2 anos de idade, por meio de uma narrativa construída na brincadeira com uma caixa de papelão. Duas meninas transformam esse objeto comum em banheira, piscina de bolinhas, cesto, tambor, entre outros artefatos. Os sentidos atribuídos à caixa estão relacionados às vivências dessas
Pensar a educação de surdos para além da oralidade foi a proposta de Eliane Bruim, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em sua pesquisa de doutorado, a qual recebeu uma menção honrosa em Educação pelo Prêmio Capes de Tese 2023. O objetivo da tese foi compreender as implicações
Compreender a formação em Matemática pode ir além de números e fórmulas. Neste sentido, Greiton Azevedo, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), desenvolveu a tese Processo formativo em Matemática: invenções robóticas para o Parkinson, reconhecida com menção honrosa em Ensino pelo Prêmio Capes de Tese 2023. A pesquisa teve
Criado com o objetivo de realizar pesquisas e estudos científicos na área de educação, sob uma perspectiva crítica de teorias e metodologias, o Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas alia a produção do conhecimento a uma sólida contribuição para a implementação de políticas públicas, subsidiando novos estudos, programas e ações com foco