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Imagem de fundo com tintas em um papel, pinceis e pessoas desfocadas. A frente da imagem, há o título "A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA QUE REVERBERA NOS INSTITUTOS FEDERAIS POR MEIO DA ARTE". No canto superior esquerdo há o logo do CP Em Pauta. Na parte inferior, há a logo da FCC e o endereço das redes sociais.

O artigo traz a relação entre arte e educação democrática no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia – os chamados IFs –, a partir da visão do autor, um professor de Artes Visuais do Instituto Federal Catarinense que pesquisou os Anais do Encontro Nacional de Professores de

Composição de fundo verde e cinza-azulado, com o texto Prêmio Capes de Tese 2023 ao lado do desenho de um cérebro composto por formas triangulares. Sobre o fundo, há a frase: “Representações de preceptoras na obra de Mário de Andrade - conto e romance (1923-1944). Marco Antonio de Santana. Melhor tese em Educação”. O logo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra inferior na cor branca.

A representação de educadoras em textos da obra de Mário de Andrade foi tema da tese vencedora da categoria Educação no Prêmio Capes de Tese 2023. O pesquisador Marco Antonio de Santana, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), escolheu o romance Amar verbo intransitivo e o conto Atrás da

Fotografia de duas crianças sentadas à mesa escolar, com lápis, papel e um tablet. Sobre a imagem, há a frase: Estudos em Avaliação Educacional em Pauta. O Plano Nacional de Educação e o Regime de Colaboração. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior da imagem.

A descentralização e a descoordenação que marcam a educação brasileira trazem enormes desafios para a superação de sua trajetória desigual e excludente. A coordenação nacional, por meio de normatização nacional e redistribuição de recursos, foi fundamental para ampliar o acesso e melhorar a aprendizagem, mas avanços podem ser feitos no nível estadual. O artigo Os

Imagem composta por diversas pessoas reunidas numa mesa. Ao lado direito há o título "O Espaço Formativo Compartilhado: perspectivas para a formação de professores'.

O Espaço Formativo Compartilhado (EFC) trata da interação entre sujeitos que dele participam, envolvendo ações orientadas por objetivos intencionais e conscientes realizadas em uma unidade dinâmica. Tem como objetivo contribuir com a atividade de ensino por meio da atividade de aprendizagem docente, apreendendo como objeto a organização do ensino. Nessa perspectiva, a pesquisadora constituiu um

Composição de fundo azul claro, com fotografias de gráficos coloridos impressos em folhas de papel, sob uma lupa. Sobre a imagem, há o texto “Sistema de indicadores se apresenta como ferramenta aprimorada para gestão da educação municipal”. Na parte superior da composição, há o Pesquisas Educacionais, em letras vermelhas em um fundo branco. Ao lado, está o nome do blog Em Pauta, em letras na cor branca em um fundo vermelho. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior da imagem.

Há diversas formas de retratar a estrutura e o funcionamento de uma rede de ensino e a mais utilizada é o painel de indicadores online, tal como feito por instituições governamentais, como o INEP, ou por organizações privadas, como o QEdu, para citar os mais conhecidos. Nesses painéis, seleciona-se um conjunto de indicadores e de

Composição de fundo verde claro, com fotografia de cápsulas de medicamentos e esquemas de estruturas de moléculas químicas. Sobre a imagem, há o texto “Avaliação docente em Farmácia se adequa a currículo modular e traz soluções para aplicação e análise de resultados”. Na parte superior da composição, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em um fundo vermelho. Ao lado, está o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em um fundo claro. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

A busca pela qualidade de ensino depende de sistemas de avaliação que permitam gerar indicadores capazes de subsidiar ações coerentes com o projeto pedagógico de cada curso. A avaliação docente é parte fundamental desses indicadores, desde a atuação individual de cada professor até aspectos institucionais, como o espaço dedicado àquele componente no currículo. Com o

Fotografia de três livros empilhados e óculos sobre papel com ondas de eletrocardiograma. Sobre a foto, há a chamada “Avaliação seriada na graduação em medicina: por que e como aumentar a confiabilidade?”. Na parte superior da composição, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em um fundo vermelho, e, ao lado, o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em um fundo claro. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

O uso de metodologias ativas nos cursos de medicina levou a uma busca por avaliações cognitivas que encorajassem o estudo contínuo e desestimulassem o estudo de última hora. Nesse contexto, na década de 1970, surgiu na Europa e na América do Norte o Teste de Progresso (TP). Atualmente, em vários países do mundo, uma ou

Composição de fundo amarelo, com um círculo à direita, dentro do qual há uma lupa ao lado de um gráfico de barras verticais. No centro da imagem, há o texto “Avaliação da aprendizagem e formação inicial: horizontes da Licenciatura em Matemática”. Na parte de cima da imagem, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em um fundo vermelho, e, ao lado, o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em um fundo claro. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

A avaliação educacional e suas aplicações no cenário do ensino superior, quando são executadas sem as devidas reflexões e conhecimentos da área de avaliação, podem gerar danos ao processo de ensino-aprendizagem e até causar evasão discente. No artigo A avaliação da aprendizagem na formação docente: revelando horizontes, a professora e pesquisadora Antônia Edivaneide de Sousa

Cartaz com os dizeres: Cadernos de Pesquisa em Pauta. Emilia Ferreiro (1937-2023). A imagem tem fundo cinza claro e texto na cor cinza escuro. O laço de luto, na cor cinza escuro, aparece à direita. Na parte inferior da imagem, há uma barra branca com a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

Cadernos de Pesquisa expressa seu profundo pesar pela morte de Emilia Ferreiro, educadora argentina que revolucionou o conceito de alfabetização. Convidamos nossos leitores para revisitar seus textos publicados pela Revista: Ferreiro, E. (1985). A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cadernos de Pesquisa, (52), 7–17. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357 Ferreiro, E. (2013). Luria e

Cartaz com fundo cinza e faixa lateral com formas geométricas em cinza, vermelho e branco. Sobre o fundo, há a frase: Grupo de Pesquisa Avaliação Educacional - O diagnóstico do clima e da convivência na escola: elementos para uma liderança colaborativa e democrática. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior, ao lado do termo @fundacaocarloschagas.

A avaliação no contexto escolar vai muito além de verificar o conhecimento dos estudantes nas diferentes disciplinas curriculares. Dentro e fora da sala de aula, aspectos essenciais que devem ser levados em consideração são o clima e a convivência, que se relacionam diretamente ao pensar sobre a escola que se deseja e sobre a formação