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Assistência estudantil favorece aumento de 21% no desempenho acadêmico de universitários

Estudo realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) analisou efeitos do Programa Nacional de Assistência Estudantil sobre o desempenho de estudantes beneficiários ao longo de quatro anos.

20/07/23 | Por Sibelle Cardia Nunes Cruz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande-RS, Brasil, sibellecardia@furg.br - e Gibran da Silva Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande-RS, Brasil, tgibran@hotmail.com.

Composição em que mais ao centro da imagem, encontra-se o título do release “Assistência estudantil favorece aumento de 21% no desempenho acadêmico de universitários”, em letras brancas em uma caixa de texto na cor vermelha. Ao fundo imagem em que hHá duas pilhas de livros com capas de diversas cores, dispostas em uma superfície que parece ser a de uma mesa de madeira. Uma pilha está mais ao centro dessa superfície, e acima dela há um capelo, a outra está mais ao fundo. Atrás dos livros, há um fundo verde, que parece ser uma lousa. Na parte de cima da imagem, à esquerda, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em uma caixa de texto na cor vermelha, e ao lado, o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em uma caixa de texto na cor branca.

Políticas de permanência e apoio estudantil nas universidades são capazes de afetar o rendimento médio curricular dos estudantes beneficiados e fortalecer o melhor aproveitamento no ensino superior do país. Para contribuir com a análise e avaliação de um importante programa de apoio estudantil no ensino superior do Brasil – o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) –, o artigo “Impacto dos programas institucionais sobre desempenho acadêmico na FURG” analisou o efeito do acesso ao programa sobre o desempenho acadêmico dos alunos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A pesquisa trabalhou com alunos ingressantes no primeiro semestre de 2013 acompanhados até o segundo semestre de 2016 — um total de oito semestres, que corresponde à duração da maioria dos cursos de graduação oferecidos. No início, foram observados 1.793 estudantes e, ao fim da pesquisa, restaram 751 discentes, indicando uma permanência de aproximadamente 41,88%. Os dados foram coletados a partir do Sistema FURG de acompanhamento de dados, que disponibiliza informações e relatórios referentes aos discentes e sua trajetória acadêmica.

Para estimar o impacto do Pnaes, o desempenho médio de estudantes beneficiários e não beneficiários do programa foi comparado por meio do método Propensity Score Matching (PSM). O método permite criar grupos de comparação com base em características observavéis e minimizar efeitos de possíveis vieses de seleção dos estudantes.

Os resultados indicam que, em média, os estudantes beneficiados por algum tipo de auxílio do Pnaes na FURG, durante o período analisado, apresentaram um desempenho médio semestral superior em até 21% em relação aos não beneficiados, o que reforça a importância do programa como garantia da permanência e de desempenho de alunos com alguma vulnerabilidade social no ensino superior nacional.

A análise da pesquisa avança na literatura ao abranger um número maior de auxílios financeiros  analisados e também um ciclo de acompanhamento dos discentes beneficiados e não beneficiados semestralmente, possibilitando maior eficiência e credibilidade sobre os reais efeitos do Pnaes nas instituições federais de ensino superior (Ifes).

Com a redução de recursos públicos direcionados às Ifes, pondo em xeque o desenvolvimento de pesquisas e programas de apoio estudantil que compõem o Pnaes, os resultados destacados confirmam a importância desses auxílios sobre o desempenho dos alunos bolsistas no ensino superior, embora sendo importante ressaltar as especificidades na distribuição, avaliação e acompanhamento do Pnaes de cada Ifes. Assim, é relevante para trabalhos futuros a ampliação desse tipo de análise em outras instituições, visando ao eficiente direcionamento de políticas de apoio estudantil em instituições públicas de ensino superior no Brasil.

Referências

Machado, G. C., Oliveira, C. A. de, & Freitas, T. A. de. (2020). Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico: O caso da Universidade Federal do Rio Grande. Planejamento e Políticas Públicas, 55, 27-60. https://doi.org/10.38116/ppp55art2

Portaria Normativa n. 39, de 12 de dezembro de 2007. (2007). Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil – Pnaes. Ministério da Educação, Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf

Leia o artigo em

Cruz, S. C. N., Teixeira, G. da S., Freitas, T. A. de, & Barbosa, M. N. (2023). Impacto dos programas institucionais sobre desempenho acadêmico na FURG. Estudos Em Avaliação Educacional34, e08747. https://doi.org/10.18222/eae.v34.8747

Saiba mais

Currículo Lattes de Gibran da Silva Teixeira 
Página dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

Os argumentos presentes neste post são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam as opiniões da Fundação Carlos Chagas.

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