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A educação democrática que reverbera nos institutos federais por meio da arte

O texto contribui para a discussão sobre educação democrática ao apresentar uma pesquisa de doutorado que examina a relação entre arte e educação democrática no âmbito dos institutos federais. Um debate urgente frente ao contexto reacionário vivido com o ciclo do Golpe de Estado de 2016.

11/04/24 | Por Charles Immianvsky. Doutor em Educação (Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB) e professor de artes visuais do Instituto Federal Catarinense (IFC); membro do grupo de pesquisa Arte e Estética na Educação (FURB). Blumenau, SC, Brasil. E-mail: charles.revisor@gmail.com

Imagem de fundo com tintas em um papel, pinceis e pessoas desfocadas. A frente da imagem, há o título

O artigo traz a relação entre arte e educação democrática no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia – os chamados IFs –, a partir da visão do autor, um professor de Artes Visuais do Instituto Federal Catarinense que pesquisou os Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (Enpaif). A motivação para o estudo está baseada na urgência em se debater a educação democrática dado o contexto reacionário vivido a partir do período que Tommaselli (2018, p. 58) nomeou de “ciclo do Golpe de Estado de 2016”. A educação democrática tornou-se a bandeira apropriada para articular as diferentes lutas em torno do direito à escola pública (Frigotto, 2018; Penna, 2018; Immianovsky, 2023).

A pesquisa, vinculada ao Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), analisou 24 textos completos – sobre ações de ensino, pesquisa e extensão em Arte desenvolvidas nos institutos federais – publicados nos Anais do Enpaif das edições de 2017, 2018 e 2019. O Enpaif é um evento institucional que tem como objetivo promover a partilha de pesquisas, de ações pedagógicas e de extensão relacionadas à área de arte, desenvolvidas nos institutos federais.

Os resultados revelam que os Anais do Enpaif destacam a interligação entre arte e educação democrática no âmbito da perspectiva da educação por meio da democracia, a qual se caracteriza por colocar ênfase no processo de escolarização, na importância das estruturas e dos processos democráticos na tomada de decisão e no currículo democrático. Diante dessa constatação, o texto defende que os Anais do Enpaif constituem um conjunto de documentos que manifesta a educação democrática por meio da arte nos institutos federais em contexto reacionário.

A pesquisa também se destaca por trazer uma abordagem inovadora ao debate sobre as relações entre a arte e a educação democrática. Nesse sentido, considerando o contexto reacionário vivido e a urgente necessidade de afirmar que o Brasil escolheu, desde a Constituição Cidadã de 1988, viver em uma democracia, o estudo ressalta que uma escola realmente democrática não pode dispensar a arte.

Referências

Frigotto, G. (2018). A disputa da educação democrática em sociedade antidemocrática. In F A. Penna, F. Queiroz, & G. Frigotto (Orgs.), Educação democrática: Antídoto ao Escola sem Partido (pp. 17-34). LPP.

Immianovsky, C. (2023). ExistiResistir: Arte e educação democrática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em contexto reacionário [Tese de Doutorado em Educação]. Universidade Regional de Blumenau.

Penna, F. A. (2018). Construindo estratégias para uma luta pela educação democrática em tempos de retrocessos. In F. A. Penna, F. Queiroz, & G. Frigotto (Orgs.), Educação democrática: Antídoto ao Escola sem Partido (pp. 111-130). LPP.

Tommaselli, G. C. G. (2018). Escola sem partido: Indícios de uma educação autoritária [Tese de Doutorado em Educação]. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente.

Leia o artigo em:

https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10341

Saiba mais:

Revista Cadernos de Pesquisa

GP Arte e Estética na Educação

Os argumentos presentes neste post são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam as opiniões da Fundação Carlos Chagas.

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