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Estudantes atuam como produtores de conteúdo criativo em podcast de sociologia

Iniciativa desenvolvida em curso de licenciatura da Universidade Federal de Goiás se apropria da tecnologia em sala de aula e reconfigura os papéis de docentes, estagiários e alunos de diferentes anos escolares

21/11/22 | Por Luanne Caires

Cartaz com os dizeres: Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2022. Podcast Socializando: formação de professores e aprendizagem criativa. Projeto vencedor é da área de Ciências Sociais. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo branco, com uma ondulação laranja na parte superior e outra em verde na parte inferior.

Em um mundo conectado, as tecnologias não são apenas ferramentas de mediação de práticas sociais. Elas constituem um mundo em si mesmas, habitado por milhões de pessoas e capaz de moldar novos conhecimentos e as formas de organizá-los. Na Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), os docentes Suzane Vieira e Danilo Rabelo incorporaram a tecnologia no processo de ensinar e aprender e coordenaram o podcast Socializando, que reúne estudantes de graduação e da educação básica em um ambiente de interação, comunicação e problematização de desigualdades. 

O podcast, que é uma das iniciativas vencedoras da 12ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, surgiu como parte das atividades da disciplina Estágio Supervisionado III: Escola e Diversidade. A disciplina é uma das primeiras oportunidades de atuação mais direta dos licenciandos em sala de aula, mas precisou ser adaptada durante o período de pandemia de covid-19, em que as aulas presenciais estiveram suspensas nas escolas e foi adotado o ensino remoto emergencial. No caso do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG (CEPAE), onde os estágios costumavam ser desenvolvidos, nos primeiros momentos da pandemia o processo de ensino e aprendizagem consistia de atividades assíncronas enviadas por e-mail aos estudantes, com possibilidades restritas de interação. 

Segundo Suzane, transpor as leituras e discussões de sociologia para uma produção coletiva disponível na internet [como um podcast] integrou estudantes e estagiários como produtores de conhecimento, em uma relação mais autônoma e criativa com os conteúdos trabalhados nas aulas. Ao todo, 16 estudantes da graduação e 17 alunos do último ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio do CEPAE participaram de todas as etapas de produção do material. 

O formato de áudio escolhido para o desenvolvimento dos projetos da disciplina se mostrou mais acessível por exigir equipamentos e softwares mais simples, como os instalados em um celular, e consumir menos dados de internet, quando em comparação a vídeos. “Além disso, o podcast permite às pessoas ouvirem os episódios enquanto se dedicam a outras atividades do dia a dia. O aprendizado de sociologia pode ser, então, mais prazerosamente incorporado à rotina dos/as estudantes”, complementa Danilo.

Professores-alunos e alunos-professores

Ao falarem sobre o podcast Socializando, os docentes responsáveis destacam o diálogo horizontal e as trocas de conhecimento entre pessoas de diferentes gerações. Por um lado, os estagiários da licenciatura mediavam a aproximação entre os conteúdos curriculares de sociologia e a realidade social e cultural dos estudantes da educação básica. Por outro lado, os adolescentes traziam novas perspectivas ao se apropriarem dos conteúdos propostos e debatê-los na linguagem da internet. Como o próprio nome do podcast indica, a experiência cumpriu ainda um papel de socialização, que, por medidas sanitárias, não encontrava mais seu lugar tradicional na escola. Nesses diálogos, foram trabalhados temas como exclusão social, colonização, consumo, comunicação e notícias falsas. 

Mas não só os estudantes de graduação ou da educação básica aprenderam com a experiência. Para Suzane, o desafio foi “reinventar, em uma situação limite, o lugar e o papel do docente e perceber a formação de professores como uma série de mediações técnicas e pedagógicas de ensino e aprendizado”. Já para Danilo, além de trabalhar em um contexto em que todos os envolvidos são, ao mesmo tempo, pesquisadores, instrutores e aprendizes, a oportunidade também trouxe novos conhecimentos sobre técnicas audiovisuais: “Eu já utilizava alguns aplicativos de edição de som e vídeo, mas aprendi com o grupo o manejo de outros aplicativos e alguns detalhes sobre as plataformas e sites onde o podcast está hospedado”. 

Além da internet: a sala de aula

O podcast Socializando está em fase de produção de sua segunda temporada, que abordará os temas inclusão, democracia e universidade. Nesta nova etapa, a proposta é tornar ainda mais próxima a relação com professores e estudantes do ensino médio. Para isso, a equipe investiu em mudanças na identidade visual do projeto e nas estratégias de seleção dos temas, de modo que sejam mais alinhados aos interesses do público. 

“Percebemos que a internet é uma ótima mediadora desse encontro com os ouvintes, mas precisamos da escola enquanto lugar de aprendizado e de socialização para aproximar mais os estudantes e professores da atividade que propomos, de ensinar e aprender sociologia ao longo da produção de episódios”, afirma Suzane. 

O crescimento do podcast, que, além de uma iniciativa de ensino, hoje se tornou um projeto de extensão universitária, passa também pela possibilidade de alcançar novos públicos e parceiros. Para os coordenadores, o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é “um importante reconhecimento da qualidade da formação de professores da UFG e, em especial, da sociologia e das ciências sociais na universidade em um contexto em que o ensino de sociologia no Ensino Médio vem lutando por reconhecimento e valorização profissional”.

Saiba mais:
Cerimônia de Premiação da 12ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Evento contará com a presença dos docentes coordenadores da experiência formativa “Podcast Socializando: a produção do podcast como instrumento de formação de professores de sociologia e meio de aprendizagem criativa”, que compartilharão detalhes sobre o desenvolvimento da iniciativa.
Quando: 25 de novembro, às 10 horas
Onde: Canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube

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