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Tese em Educação analisa a representação de educadoras e sua relação com a cultura cotidiana na obra de Mário de Andrade

Pesquisa reconhecida pelo Prêmio Capes de Tese traz levantamento histórico e cultural do retrato de preceptoras na primeira metade do século 20 em São Paulo

04/04/24 | Por Jade Castilho, assessora de comunicação, Fundação Carlos Chagas, comunicacao@fcc.org.br

Composição de fundo verde e cinza-azulado, com o texto Prêmio Capes de Tese 2023 ao lado do desenho de um cérebro composto por formas triangulares. Sobre o fundo, há a frase: “Representações de preceptoras na obra de Mário de Andrade - conto e romance (1923-1944). Marco Antonio de Santana. Melhor tese em Educação”. O logo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra inferior na cor branca.

A representação de educadoras em textos da obra de Mário de Andrade foi tema da tese vencedora da categoria Educação no Prêmio Capes de Tese 2023. O pesquisador Marco Antonio de Santana, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), escolheu o romance Amar verbo intransitivo e o conto Atrás da Catedral de Ruão para estudar os retratos de professoras que estiveram em circulação na capital paulista entre os anos de 1923 e 1944. 

Com o título Representações de preceptoras na obra de Mário de Andrade – conto e romance (1923-1944), a tese foi orientada pela professora Raquel Discini de Campos e abordou, como princípio, a compreensão de que a literatura é artefato da cultura e, portanto, pode ser analisada pelos historiadores, assim como Marco, a fim de compreender o passado educativo. 

“Percebi que, historicamente e culturalmente, as mulheres foram compreendidas como seres essencialmente biológicos, sujeitos às leis naturais, em contraste com os homens, considerados seres racionais e dotados de conhecimento, capazes de transcender sua biologia. Os espaços públicos, como praças e ruas, foram historicamente ocupados pelos homens, enquanto as mulheres foram relegadas aos espaços privados, onde realizavam tarefas domésticas e exerciam a maternidade. Essas questões contribuíram para dar o tom para a feminização do magistério e escolha dos conteúdos supostamente adequados aos meninos ou às meninas. A literatura nos permitiu tais reflexões”, afirma o autor.

Desenvolvida durante o ano de centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a pesquisa de Marco resgata textos do século passado, mas que expõem abordagens e representações das mulheres presentes ainda hoje. 

Além do retrato com reforço das desigualdades entre gêneros, a tese apresentou o desinteresse da elite da época pela educação e formação de estudantes: Em síntese, mostrou o desapreço pela educação, reduzida a um caráter ornamental. As mulheres, expostas como simples objeto nas tramas cotidianas; a velhice, apresentada como fase da insignificância, e as normas jurídicas como meio de conservar interdições. Trata-se, pois, de estudo para refletir sobre o que mais nos tem educado para a vida além dos mecanismos tradicionais escolares”, reforça Marco. 

Com a análise proposta, a tese faz um convite à reflexão para a compreensão da atualidade e de como a literatura é um marco fundador da caracterização da mentalidade e do modo de vida brasileiro. 

“A pesquisa permite pensar, talvez antes de mais nada, que a ideia de educação que se consolidou no país e que fornece chaves de entendimento para a população, pelo menos em alguns bons aspectos, não está confinada ao pátio escolar, mas muito mais enraizada nas relações estruturais da sociedade. Além disso, a pesquisa nos ajuda a entender porque a educação brasileira se tornou o que é hoje, especialmente quando se demarca o espaço público e o privado, da mesma forma que contribui para compreender porque a profissão docente é entendida e tratada da forma como é”, finaliza. 

Premiação 

Com mais de 1.400 teses de todo o Brasil e de diversas áreas do conhecimento enviadas para concorrer ao prêmio, Marcos ressalta a alegria em ser selecionado na categoria Educação. Ele pretende continuar a pesquisar, agora vinculado à Universidade Federal de Jataí, em Goiás, as relações entre os campos literário e educacional e passará a se dedicar à vida e à obra da escritora goiana Cora Coralina e como se deu sua aprendizagem, inclusive com sua mãe dentro de casa. 

“A premiação permite maior visibilidade da pesquisa feita com seriedade e paixão, de modo a contribuir para a área educacional. É um reconhecimento importante que me encoraja a prosseguir nos estudos e compartilhar experiências com estudantes e professores em fóruns no Brasil e no exterior”, afirma. 

Confira a tese completa.

Saiba mais
Prêmio CAPES de Tese 2023
Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Teses é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Informações e inscrições no site da Capes.

Representações de preceptoras na obra de Mário de Andrade – conto e romance (1923-1944)
Autor da tese: Marco Antonio de Santana
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Programa de Pós-Graduação em Educação
Orientadora: Raquel Discini de Campos

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