1. Início
  2. |
  3. Fcc Em Pauta
  4. |
  5. Tese sobre escolas sustentáveis e educação ambiental recebe prêmio da Fundação Carlos Chagas

Tese sobre escolas sustentáveis e educação ambiental recebe prêmio da Fundação Carlos Chagas

Estudo realizado em diferentes regiões do país está fundamentado em uma análise do pensamento freireano

20/12/22 | Por Alessandra Leite

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Escolas sustentáveis e o pensamento freireano. Antonia Adriana Arrais. Menção honrosa na área de Ensino. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

Observar as práticas de educação ambiental e sustentabilidade nas escolas, com uma análise fundamentada no pensamento freireano. Esse foi o objetivo do estudo pela professora doutora Antonia Adriana Mota Arrais, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade de Brasília (UnB).

Com a tese Escolas Sustentáveis: uma análise de experiências a partir do pensamento freireano, Antonia imergiu no cotidiano de duas escolas públicas, em diferentes regiões do Brasil – no nordeste, em Crato (CE), e na região sul, em Porto Alegre (RS) –, nas quais realizou um estudo de casos múltiplos, respeitando as individualidades e as singularidades de cada escola dentro do escopo global de investigação.

A pesquisa recebeu Menção Honrosa na área de Ensino do Prêmio CAPES de Tese 2022. A Fundação Carlos Chagas é parceria da iniciativa e oferece prêmio adicional às melhores teses e menções honrosas nas áreas de Educação e Ensino.

Segundo a pesquisadora, o estudo se destaca pela originalidade com que o pensamento freireano é utilizado como pressuposto, tanto teórico quanto prático, no sentido de analisar a realidade e a identidade de diferentes escolas sustentáveis que permeiam o território brasileiro, a partir de três eixos balizadores: gestão, espaço físico e currículo.

“Com o estudo, foi possível compreender que esse [o pensamento freireano] é um elemento completamente essencial para que haja efetivação da educação ambiental que seja de fato, crítica, dialógica, participativa e política”, salienta Antonia.  

A realidade das escolas sustentáveis

Com o intuito de elencar e caracterizar elementos essenciais nos três eixos, o estudo se propõe a contribuir para a produção de conhecimentos voltados à formulação e à implementação de práticas e políticas públicas comprometidas com esses espaços educadores.

Segundo a autora da tese, a pesquisa traz contribuições que podem inspirar a construção de práticas educativas ambientais. “Além disso, em um sentido mais amplo, podemos construir propostas de políticas públicas comprometidas com a edificação e a manutenção de escolas sustentáveis que priorizam a educação ambiental em seu sentido mais crítico”, enfatiza.

A pesquisadora pontua que, apesar de não serem a solução para todos os problemas da sociedade, as escolas sustentáveis podem ser ambientes que primam pela formação de sujeitos críticos, ao enaltecer abordagens que propiciam um (re)pensar e atuar sobre modos de vida e modelos sociais que consideram os anseios, as experiências e a realidade da comunidade.

A perspectiva freireana tece também possibilidades teóricas e práticas para (re)pensar as escolas que estão transitando para a sustentabilidade. Entretanto, Antonia esclarece que a pesquisa não se pauta em proporcionar fórmulas, receitas ou recomendações acerca de como pensar a transição para a sustentabilidade no meio escolar, já que Freire não defende a imposição de um perfil ou modelo único de escola.

A intenção do estudo é, portanto, apresentar elementos do pensamento freireano como uma possibilidade para que as escolas sustentáveis sejam mais dialógicas e democráticas. “Entre os propósitos da pesquisa estão, também, o respeito às diferenças e aos saberes de experiência, às práticas educativas ambientais, para que sejam mais críticas e contínuas, com discussões sobre a insustentabilidade por meio de um processo de anúncio e denúncia, que permite a ampliação dos tempos e espaços de participação e formação permanente”, frisou.

Financiamento  e políticas de pesquisa e educação

A pesquisadora explica que, para a realização do  processo de deslocamento ao Ceará e ao Rio Grande do Sul, houve suporte da UnB por meio de um auxílio financeiro para o desenvolvimento de teses e dissertações, cujo valor é concedido pelo decanato de pós-graduação.

As restrições no valor de auxílio disponível e a pandemia de covid-19 acabaram por reduzir o campus de pesquisa, que incluía outras escolas brasileiras, como uma situada em Manaus, no Amazonas. Assim, Antonia enfatiza que desenvolver pesquisa no Brasil é um desafio, pois são muitas as dificuldades estruturais, como os cortes de verbas relacionadas à Ciência e Tecnologia e a falta de financiamento.  

A pesquisadora também destaca a defesa da construção de políticas públicas voltadas para a edificação e manutenção das escolas que são consideradas sustentáveis e estão tentando transitar para a sustentabilidade, considerando que esses espaços assumem um objetivo e um compromisso grande com questões socioambientais.

“Ainda mais quando esses espaços se articulam com a perspectiva freireana, no que diz respeito à democracia, à participação, ao diálogo, ao estabelecimento de relações mais horizontais entre os sujeitos, quando há uma ênfase pela leitura crítica e transformação da realidade”, finalizou, agradecendo à Fundação Carlos Chagas pelo prêmio concedido e pela valorização da Educação.

Saiba mais:
Prêmio CAPES de Tese 2022
Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Teses é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC. Desde 2012, a FCC soma esforços com a Capes na valorização de pesquisas em educação, oferecendo um prêmio adicional às teses das áreas de Educação e Ensino, vencedoras nas categorias de Melhor Tese e Menção Honrosa.

Escolas Sustentáveis: uma análise de experiências a partir do pensamento freireano 
Autora da tese: Antonia Adriana Mota Arrais
Instituição: Universidade de Brasília (UnB). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril

Veja mais

Nenhum post encontrado.