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Como se formam os professores de literatura?

A pesquisa traz uma reflexão sobre a formação do docente de literatura em contraponto com as expectativas de formação literária na universidade, por meio da análise de questões propostas no Enade, revelando permanências e mudanças no cenário de formação literária do estudante de Letras.

08/12/22 | Por Luciana M. Torres Buccini - professora de Língua Portuguesa do Colégio Santo Agostinho e doutoranda da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, luciana_mtorres@hotmail.com - e Maria Zélia Versiani Machado - doutora em Educação, professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, zélia.versiani@gmail.com

Uma pessoa segurando um livro aberto. O livro aparece em destaque no centro da fotografia. Ao fundo há uma estante com livros

O artigo Literatura no Enade e a formação literária nos cursos de Letras discute a formação do futuro professor de literatura a partir de uma reflexão acerca do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova, aplicada a cada três anos como forma de avaliar os cursos de ensino superior do país, traz indícios das bases formativas dos cursos de licenciatura em Letras. Por isso, evidencia ao longo do tempo os aspectos que se mantêm e as mudanças que perpassam a formação do professor.

Visando a contribuir com o debate em torno da formação acadêmico-profissional do professor de literatura, Luciana Buccini e Maria Zélia Versiani vêm desenvolvendo desde 2020 uma pesquisa que busca evidenciar que saberes e concepções de literatura se fazem presentes nesses cursos de formação docente. No recorte dessa investigação, fez-se uma análise da prova do Enade de 2017, com o foco em questões voltadas à literatura, destinadas aos alunos do curso de Licenciatura em Letras – Português. O estudo teve como propósito verificar a seleção de textos literários presentes na avaliação e averiguar em que medida o ensino de literatura se faz presente nas questões ligadas à formação literária do licenciando em Letras.

No artigo, as autoras trazem uma breve discussão acerca do letramento literário escolar e dos aspectos que tensionam discussões históricas desse campo de pesquisa. Juntam-se a essa reflexão algumas considerações relativas aos documentos orientadores da formação teórico-prática dos cursos de licenciatura no país. Esses textos dão sustentação à análise das questões propostas no Enade 2017 aplicadas aos alunos dos cursos de Letras, com a finalidade de compreender expectativas de formação literária presentes na prova de larga escala.

Na comparação com análises de edições anteriores do Enade com o mesmo foco, as pesquisadoras concluíram que se opera uma abertura da concepção de ensino de literatura nas questões analisadas, abordando não só uma educação voltada para a análise literária, mas também a formação pautada, por exemplo, no letramento crítico. Além disso, os textos selecionados para a prova rompem com um cânone escolar, isto é, com os textos literários tradicionalmente presentes nos cursos de Letras Licenciatura em Português. Observa-se também uma formação que busca abarcar uma maior diversidade literária, autoral, temática, representativa de gêneros, tendências, etnias e territórios. As escolhas teóricas mostram um movimento similar ao abrir espaço para discussões contemporâneas da teoria literária orientadas, em grande medida, pelos Estudos Culturais.

Referência

BUCCINI, L. M. T.; VERSIANI, Z. Literatura no Enade e a formação literária nos cursos de Letras. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, p. e09087, 2022. DOI: 10.18222/eae.v33.9087

Leia o artigo em

Estudos em Avaliação Educacional – https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/9087

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Centro de alfabetização, leitura e escrita – https://www.ceale.fae.ufmg.br/

Os argumentos presentes neste post são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam as opiniões da Fundação Carlos Chagas.

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