1. Início
  2. |
  3. Fcc eventos
  4. |
  5. Do conhecimento à Ação – A Participação como Eixo de Intervenções Socioeducativas

Do conhecimento à Ação – A Participação como Eixo de Intervenções Socioeducativas

  Objetivos:

CONHECIMENTO À AÇÃO – A PARTICIPAÇÃO COMO EIXO DE INTERVENÇÕES SOCIOEDUCATIVAS

JORGELINA DE IORIO – Doutora em Psicologia pela Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina. Licenciada em Psicologia pela UBA. Professora de Enseñanza Media y Superior da UBA. Codiretora do Projeto de Pesquisa e Programação da Secretaría de Ciencia y Técnica da UBA (UBACyT), no período de 2004 a 2007. Professora Adjunta Interina da disciplina de Psicologia Social, Cátedra I, Facultad de Psicología da UBA. Pesquisadora formada pelo Programa de Pesquisa em Representações Sociais, Universidad de Belgrano (PIRS-UB). Coordenadora Pedagógica do Mestrado em Psicologia Social Comunitária da UBA. Autora de artigos de pesquisa e capítulos de livros em temáticas relacionadas à Psicologia Social e Psicologia Comunitária, nas áreas da infância, educação e marginalizações sociais. Membro da equipe de Capacitação e Intervenção de Intercâmbios da Asociación Civil.

Debatedora: ADELINA NOVAES – Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC). Co-Coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed/FCC).

Ao articular o campo da educação aos debates oriundos da psicologia comunitária, o seminário busca analisar a relação entre o espaço e a construção de conhecimentos, por meio da discussão de constructos que aparam as intervenções psicossociais. Participação, construção de conhecimentos e possibilidades de transformação social serão temas discutidos, tomando como base uma intervenção realizada em Buenos Aires, Argentina, em que, além do espaço em si, também a sua organização se transforma em unidade efetiva de aprendizagem para pessoas em situação de rua, bem como para psicólogos comunitários e estudantes universitários que participaram da intervenção.

Educadores em geral; gestores educacionais; pesquisadores e especialistas em educação e áreas correlatas; estudantes de graduação e de programas de pós-graduação.

 

Data:

Hora:

das 10h às 13h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo – SP
CEP: 05516-030

 

Vagas limitadas. Isento de taxa de inscrição.
Inscrições encerradas.