Psicologia Genética e Representações Sociais: Contribuições para a Aprendizagem Escolar
Objetivos:
Relações entre o desenvolvimento da psicologia construtivista, herdeira do pensamento de Piaget, e a teoria das representações sociais. Relação epistemológica entre sujeito-objeto-outro assumida pelas duas abordagens. Contribuições potenciais de cada teoria para reflexão sobre os processos envolvidos na aprendizagem escolar.
ALICIA BARREIRO – Doutora em Ciências da Educação e Mestre em Psicologia da Educação. Professora e pesquisadora da Escola de Psicologia da Universidade de Buenos Aires, onde coordena os trabalhos da Cátedra de Epistemologia Genética. É autora de inúmeras publicações sobre temas relacionados ao desenvolvimento moral de crianças e adolescentes e sobre a relação constitutiva entre as representações sociais e crenças ideológicas na compreensão do mundo social.
Debatedor:
NIKOS KALAMPALIKIS – Professor do Departamento de Psicologia Social da Université Lyon, França. Pesquisador de temas referentes ao pensamento social, notadamente sobre fundamentos e métodos de investigação das representações sociais, com destaque para questões sobre identidade nacional, pensamento político e justiça. Coordenador da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici.
Moderador:
LÚCIA VILLAS BÔAS – Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC). Coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed/FCC) e Coordenadora da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici.
Educadores em geral; gestores educacionais; pesquisadores e especialistas em educação e áreas correlatas; estudantes de graduação e de programas de pós-graduação
Data:
Hora:
das 10h às 13h
Endereço:
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE
Rua Quitanduba, n° 363 – CEP: 05515-030 – São Paulo – SP
Vagas limitadas. Isento de taxa de inscrição.
Inscrições encerradas.