Uso da Taxonomia Solo Como Instrumento Metodológico na Avaliação Educacional
Objetivos:
Introduzir a taxonomia SOLO, criada pelos autores John Biggs e Kevin Collis, com o intuito de apresentar um modelo para o desenvolvimento cognitivo, fundamentado em pressupostos piagetianos, enfatizando suas diversas aplicações no campo educacional.
DANIEL ABUD SEABRA MATOS – Graduado em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela UFMG, com período Sanduíche na University of Florida, Estados Unidos. Pós-Doutorado em Matemática na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal. Professor Adjunto IV do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Coordenador do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) da UFOP. Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Interesses de pesquisa: avaliação educacional e psicológica, com ênfase nos temas: avaliações externas e indicadores educacionais; avaliação de sala de aula; repetência escolar.
Apresentação da taxonomia educacional intitulada Structure of Observing Learning Outcome (SOLO): principais características e categorias de análise. Diferenças e vantagens da Taxonomia SOLO em relação à Taxonomia de Bloom. Aplicação da Taxonomia SOLO na análise de itens dissertativos e objetivos, segundo o nível de complexidade das questões e de respostas dos alunos. Outras aplicações da Taxonomia SOLO: avaliação de habilidades de estudo e intervenções educacionais, análise do impacto de professores no aprendizado dos alunos, etc.
Profissionais das áreas de educação e correlatas; gestores educacionais; estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados no tema.
Data:
Hora:
das 8h30 às 12h30
Endereço:
Fundação Carlos Chagas - Auditório Prof. Dr. Angelo Barone Netto
Av. Prof. Francisco Morato, 1565 – 3º andar – Jd. Guedala, São Paulo – SP, CEP: 05513-900
Vagas limitadas. Isento de taxa de inscrição.
Inscrições encerradas.