1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Assista ao webinar sobre formação docente com Elba Siqueira de Sá Barretto e Paula Louzano, promovido pelo IIPE UNESCO Buenos Aires
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Assista ao webinar sobre formação docente com Elba Siqueira de Sá Barretto e Paula Louzano, promovido pelo IIPE UNESCO Buenos Aires

 

|10/10/19

Na última terça-feira, 08 de outubro, ocorreu o Webinar: Políticas de Desenvolvimento Profissional Docente, realizado pelo Instituto Internacional Planejamento Educacional IIPE UNESCO Buenos Aires. As pesquisadoras Elba Siqueira de Sá Barretto e Paula Louzano, sob a moderação de Janine Schultz (veja abaixo os mini currículos), debateram a formação continuada de professores e sua importância no cenário de desenvolvimento profissional docente. Assista ao vídeo abaixo.

O webinar faz parte do Programa Virtual de Formação em Políticas Docentes da IIPE UNESCO Buenos Aires e tem como público-alvo funcionários que trabalham em agências governamentais nas áreas de pesquisa, planejamento, estatística, administração, recursos humanos, avaliação, currículo e desenvolvimento profissional de professores; além de profissionais vinculados a programas, projetos e políticas educacionais dos países da América Latina, que realizam análise, formulação, planejamento, implementação e avaliação de políticas e programas educacionais.

Conheça as participantes do debate:

Elba Siqueira de Sá Barretto

Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, instituição em que se graduou em Pedagogia e obteve os títulos de mestre e doutora em Sociologia. Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação Carlos Chagas, onde atuou como pesquisadora sênior e superintendente de educação e pesquisa. Foi também editora responsável por Cadernos de Pesquisa, periódico científico da área de educação. É coautora de três estudos sobre professores no país patrocinados pela UNESCO e acolhidos pela Cátedra Unesco de Formação de Professores da Fundação Carlos Chagas, a saber: Professores no Brasil:impasses e desafios, 2009; Políticas docentes no Brasil: um estado da arte: 2011; Professores do Brasil: novos cenários de formação, 2019.

Paula Louzano

Diretora de educação da Universidade Diego Portales, graduada em Pedagogia pela FE/USP, mestre em educação pela Universidade de Stanford, doutora em educação pela Universidade de Harvard, e com um pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Dentre suas experiências profissionais estão a atuação no Escritório Regional da UNESCO para a OREALC (América Latina e o Caribe) em Santiago, e trabalhos de consultoria para vários órgãos governamentais e não governamentais brasileiros.

Moderadora: Janine Schultz

Tutora acadêmica do Programa Virtual de Formação em Políticas Docentes. Pedagoga e mestre em Educação pela FE/USP, fazendo atualmente Especialização em Computação Aplicada à Educação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação da USP São Carlos. Tem sólida experiência na elaboração e desenvolvimento de projetos relacionados ao planejamento e gestão educacional e à formação de profissionais da educação básica, tendo atuado no Proformação, iniciativa do MEC (Ministério da Educação) e da UNESCO.