Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

Conheça os resultados da pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia

|16/11/20

O DPE/FCC (Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas) divulgou, nesta segunda-feira (16/11), o Informativo com os resultados da pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia, realizada em parceria com a UFABC (Universidade Federal do ABC), a UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e a USP (Universidade de São Paulo). Entre os dias 10 e 27 de julho de 2020, docentes que atuam com o público-alvo da educação especial de todo o país responderam ao questionário on-line e contaram quais recursos de acessibilidade estavam sendo disponibilizados pelas redes de ensino e escolas no período de suspensão das aulas presenciais, para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, além de indicarem as dificuldades enfrentadas pelas professoras e professores e as principais barreiras a serem transpostas por esse alunado. O perfil majoritário dos respondentes é de mulheres brancas da região Sudeste, que lecionam em classes comuns nos anos iniciais do ensino fundamental em redes municipais. Docentes que atuam no atendimento educacional especializado, em escolas ou classes bilíngues para surdos e em escolas e classes especiais também participaram da pesquisa e representam cerca de 30% dos respondentes. Os resultados estão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas, acessível para pessoas com deficiência visual e integralmente traduzidos para a Libras.

Skip to content