1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Conheça os três projetos vencedores da 10ª Edição do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

Conheça os três projetos vencedores da 10ª Edição do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques

|26/10/20

A FCC (Fundação Carlos Chagas) tem o prazer de anunciar os três projetos vencedores da 10ª Edição do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques. A iniciativa tem como objetivo valorizar e divulgar experiências formativas propostas e realizadas por docentes dos cursos de Licenciatura na formação de professores para a Educação Básica. Confira abaixo os projetos laureados:

  • Claudia Dias Prioste, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Araraquara-SP, com o projeto Estágio em Psicologia da Educação: problemáticas contemporâneas no contexto educacional brasileiro (Licenciatura em Letras);
  • Daniel de Jesus Silva, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus VI Caetité-BA, com o projeto Ressignificação do cálculo na Licenciatura (Licenciatura em Matemática);
  • Hilda Mara Lopes Araújo, Maria Lemos da Costa e Francisca das Chagas Cardoso do Nascimento Santos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o projeto Tempo de alfabetizar com textos: contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita (Licenciatura em Pedagogia).

Os vencedores serão agraciados com um prêmio de R$20 mil, diploma e troféu (a réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter). Além disso, terão seus projetos publicados, em detalhes, na série Textos FCC. Neste ano, o Prêmio recebeu 91 inscrições. A seleção dos vencedores foi realizada por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área do projeto inscrito e pelo Comitê Executivo do Prêmio. A avaliação considerou os procedimentos didáticos visando à aprendizagem do futuro professor da educação básica, bem como o potencial multiplicador da experiência. Como previsto no Edital, nesta 10ª Edição, um dos Prêmios foi destinado a projeto desenvolvido na área de alfabetização. Tal como vem ocorrendo em outras edições, o Prêmio 2020 recebeu projetos de candidatos que já haviam concorrido anteriormente, tendo sido um deles selecionado. O Comitê tem acompanhado o aprimoramento das propostas submetidas, o que torna o processo de seleção, a cada ano, bastante desafiador. Em razão da pandemia, a cerimônia de premiação será realizada remotamente, no dia 27 de novembro. Resultados desta 10ª Edição, bem como das premiações anteriores, estão disponíveis na página da iniciativa.