1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Desigualdade no volume de trabalho dos professores da rede pública brasileira é tema de entrevista na CBN
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Desigualdade no volume de trabalho dos professores da rede pública brasileira é tema de entrevista na CBN

 

Texto da imagem: Na Mídia. Desigualdade no volume de trabalho dos professores da rede pública brasileira é tema de entrevista na CBN. CBN Belém - 30/05/2023.

|30/05/23

Estudo realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em parceria com o Dados para um Debate Democrático na Educação (D3e) e Itaú Social é tema do programa Tarde de Notícias da CBN Belém do dia 30 de maio. Durante a entrevista, Gabriela Moriconi, pesquisadora da FCC e coordenadora do estudo, falou sobre a desigualdade no volume de trabalho de professores das redes de ensino públicas brasileiras. 

A partir dos dados do censo da Educação Básica, a equipe de pesquisa observou grandes diferenças na média de volume de trabalho entre os estados brasileiros. Enquanto em alguns locais, os professores têm em média cerca de 50 estudantes ou menos, em outros a média pode chegar a 525 alunos. Gabriela destacou que a análise levou em consideração todas as redes assumidas pelo professor e explicou que há casos em que um professor chega a ter até mil alunos. O Estado do Pará, por exemplo, possui a maior média de volume de trabalho com a média mais alta de alunos por professor nos anos finais do ensino fundamental (439) do país.

O estudo publicado no relatório Relatório sobre o volume de trabalho dos professores do 6º ao 9º ano do fundamental buscou entender os motivos relacionados às diferenças encontradas no volume de trabalho encontradas entre as redes e apresentou algumas recomendações relacionadas às políticas públicas. 

 

Confira a entrevista completa no canal da CBN Belém no Youtube.

Acesse o relatório completo sobre o volume de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental