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Dia 22/02 acontece a Mesa-redonda: “Historiografia da Educação – infância e instituições”. Vagas limitadas, inscreva-se!

 

|07/02/19

Foto/Crédito:  Prédio do Clube de Mães de Naviraí, MS, 1979

Estão abertas as inscrições para a Mesa-redonda: “Historiografia da Educação – infância e instituições”, que acontecerá no auditório do DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais) da FCC (Fundação Carlos Chagas), no dia 22 de fevereiro, das 9h às 12h, no Caxingui, na capital paulista. Para se inscrever basta acessar a página do evento, preencher o cadastro e confirmar a presença. A atividade é gratuita e as vagas são limitadas.

O encontro tem como objetivo debater, a partir da perspectiva historiográfica, os resultados das pesquisas: Jardins da Infância em Manaus (1897-1933) e Infância e Educação Infantil em Mato Grosso do Sul-MS: origens das instituições, desenvolvidas, respectivamente, pelas professoras Dra. Pérsida da Silva Ribeiro Miki e Dra. Magda Sarat (Mais informações sobre os estudos logo abaixo).

Pérsida da Silva Ribeiro Miki é professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e pesquisadora nos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais (UFAM) e Educação e Infância: políticas e práticas (FCC).

Magda Sarat é professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), onde é coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador.

A mediação do debate será feita pelo Professor Dr. Moysés Kuhlmann Jr., pesquisador sênior da FCC e Professor da Universidade Católica de Santos. Bolsista de produtividade do CNPq. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação e Infância: políticas e práticas (FCC) e Educação, Sociedade e História (Unisantos).

A mesa-redonda tem como público alvo profissionais da área da educação, incluindo professores, diretores, coordenadores pedagógicos, pesquisadores e demais interessados no tema da historiografia da educação infantil.

PESQUISAS EM DEBATE

Jardins da Infância em Manaus (1897-1933)
No estudo da história da educação infantil em Manaus, realizado pela Profa. Dra. Pérsida da Silva Ribeiro Miki, estão presentes elementos da cultura, economia e política. As iniciativas propostas na capital amazonense, entre 1897 e 1933, refletem as concepções e políticas direcionadas à criança por meio de instituições públicas denominadas jardins de infância, cursos infantis e preliminares e escolas ao ar livre. Destaca-se como referência o jardim de infância do Instituto Benjamin Constant.

Infância e Educação Infantil em Mato Grosso do Sul-MS: origens das instituições
No estudo, a Profa. Dra. Magda Sarat aborda a educação das crianças pequenas na década de 1980, no Mato Grosso do Sul, quando ainda se denominava pré-primário ou pré-escolar. O Estado que nascia naquele momento seguia as políticas e ações do restante do país. O modelo era o das políticas paliativas, compensatórias e assistenciais como: Projeto Casulo, OMEP, Lar Escola Infantil do Bom Senso, Clube de Mães, entre outros, além das iniciativas geridas pelas instituições particulares e confessionais (católicas e protestantes).

Mais informações

Conheça a página de Cursos & Seminários da FCC.