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Periódico Estudos em Avaliação Educacional passa a integrar o estrato A1 da CAPES

 

Cartaz com os dizeres: A revista Estudos em Avaliação Educacional agora pertence ao estrato A1 do Qualis Periódicos 2017-2020. Leiam nossos artigos e submetam seus manuscritos. A imagem tem fundo branco. A logomarca da revista aparece à esquerda e é formada pelas letras E, A, E na cor vinho. A logomarca da Fundação Carlos Chagas aparece centralizada na parte inferior da imagem.

|03/02/23

Todas as revistas publicadas pela Fundação Carlos Chagas são parâmetros de excelência de acordo com a métrica nacional Qualis Periódicos CAPES  

Por Graciele Almeida de Oliveira

O periódico Estudos em Avaliação Educacional – EAE foi recém-classificado como pertencente ao estrato A1 do Qualis Periódicos CAPES (2017- 2020) e é uma publicação da Fundação Carlos Chagas voltada para a área da educação. 

Para o editor-chefe da revista EAE e pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da instituição, Nelson Gimenes, o ingresso da revista nesse estrato do Qualis Periódicos “é uma grande conquista e expressa o trabalho de qualidade realizado por muitos – autores, pareceristas, equipe editorial científica e técnica, entre outros.” 

A revista de fluxo contínuo tem como escopo a publicação de trabalhos relacionados à avaliação educacional e à análise de políticas e programas que dialogam com a avaliação e/ou venham a subsidiar estudos avaliativos, acolhendo trabalhos originários de diferentes áreas das ciências humanas, com perspectivas teóricas e metodológicas diversas, propiciando a troca de informações e o debate acadêmico. 

Excelência em periódicos

Além do EAE, a Fundação Carlos Chagas publica o CP – Cadernos de Pesquisa, que, com mais de meia década de existência, busca difundir trabalhos inovadores nos contextos educacionais por meio de publicações de pesquisas, ensaios e outras modalidades textuais que abrangem temas relacionados às políticas sociais, raça, gênero, infância, juventude, escola, trabalho e família. O periódico é classificado como A1 pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) desde o triênio 2010-2012. 

O Qualis Periódicos CAPES

A CAPES é uma fundação do Ministério da Educação e tem como missão expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. Como instrumento de busca por um padrão de excelência acadêmica para os pós-graduandos, a CAPES possui um um sistema de avaliação dos cursos em 49 áreas de conhecimento, que inclui também a avaliação das revistas científicas. Esse sistema é importante para a formulação de políticas públicas de incentivo acadêmico na pós-graduação e direcionamento das ações de fomento. 

O Qualis Periódicos é um dos instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, avaliando a produção dos docentes. Ele qualifica indiretamente a produção intelectual na forma de artigos a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, dentre eles os periódicos. 

Saiba mais
Periódicos da Fundação Carlos Chagas
Todas as edições dos periódicos Cadernos de Pesquisa e Estudos em Avaliação Educacional são de acesso aberto.
Cadernos de Pesquisa
Acesse a página do periódico CP no Educ@
Estudos em Avaliação Educacional
Acesse a página do periódico EAE no Educ@