Edição 2018: Conheça os vencedores das áreas de Educação e Ensino
|16/10/18
No início deste mês, foram anunciados os vencedores do Prêmio Capes de Tese 2018, que avaliou as melhores teses de doutorado defendidas em 2017. A FCC (Fundação Carlos Chagas) soma esforços com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na valorização de pesquisas em Educação, oferecendo, desde 2012, um prêmio adicional às teses das áreas de Educação e Ensino, nas categorias de Melhor Tese e Menção Honrosa. Confira abaixo a relação dos trabalhos selecionados nesta edição.
Cada autora das melhores teses nas áreas de Educação e Ensino receberá o prêmio especial da FCC no valor de 15 mil reais. Já os agraciados com a Menção Honrosa ganharão 5 mil reais. A solenidade de premiação acontecerá no dia 13 de dezembro de 2018, em Brasília – DF. Os resultados das edições anteriores podem ser consultados na página da iniciativa.
Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. A lista completa com os melhores trabalhos defendidos no ano passado, em cada uma das 49 áreas do conhecimento, está disponível no site da Capes.
* Com informações da CCS/Capes
Educação
Melhor Tese
Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos resultados do Pisa
Autora: Andriele Ferreira Muri
Orientadora: Profª. Drª. Alicia Maria Catalano de Bonamino
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Menção Honrosa
Eu fiz meu game um framework para criação de jogos digitais por crianças
Autora: Adriana Gomes Alves
Orientadora: Profª. Drª. Regina Celia Linhares Hostins
Instituição: Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Documentação pedagógica: A produção da criança protagonista e do professor designer
Autora: Cláudia Inês Horn
Orientadora: Profª. Drª. Eli Terezinha Henn Fabris
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Ensino
Melhor Tese
O soroban na formação de conceitos matemáticos por pessoas com deficiência intelectual: implicações na aprendizagem e no desenvolvimento
Autora: Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski
Orientadora: Profª. Drª. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Menção Honrosa
O Método Cognitivo-histórico e o Ensino de Física mediado por Epistemologias
Autora: Paola Jardim Cauduro
Orientador: Profº. Drº. Everton Ludke
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Políticas públicas de formação continuada de professores: Investigações sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Autor: Paulo Vinicius dos Santos Rebeque
Orientadora: Profª Drª. Fernanda Ostermann
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)