1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Educ@ apresenta sistema de métricas em evento voltado à comunidade de editores científicos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Educ@ apresenta sistema de métricas em evento voltado à comunidade de editores científicos

 

Cartaz com os dizeres: ABEC Meeting 2023. 21 a 23 de novembro. Educa apresenta sistema de métricas em evento voltado à comunidade de editores científicos. A imagem tem fundo cinza com vários ícones de arroba. Duas faixas verticais nas cores marrom e azul aparecem à esquerda. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e os ícones de perfis das redes sociais aparecem em uma barra inferior vermelha.

|22/11/23

No ABEC Meeting 2023, pesquisador da Fundação Carlos Chagas propõe indicadores para análise de periódicos científicos do campo educacional, considerando os assuntos mais investigados, a internacionalização dos artigos e o impacto da produção científica

Por Brenda Teixeira

O principal evento no Brasil para editores científicos e profissionais envolvidos no processo de publicação acadêmica retorna no formato presencial neste ano. O ABEC Meeting 2023, evento anual da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), ocorre em Foz do Iguaçu (PR), no período de 21 a 23 de novembro de 2023. Nelson Gimenes, pesquisador da Fundação Carlos Chagas (FCC) e coordenador do Comitê Científico Assessor do Educ@, fez parte da programação de hoje (22/11), às 8h, com a apresentação Sistema de Métricas e Indicadores do Portal Educ@: elaboração e uso na gestão editorial

O objetivo foi apresentar a interface desenvolvida pelo  Educ@, indexador da Fundação Carlos Chagas, que reúne mais de 37 mil artigos das áreas de Educação e Ensino, atualmente distribuídos em 60 periódicos predominantemente nacionais. O acesso aos artigos é on-line e gratuito.

Partindo do pressuposto de que a análise da qualidade de um periódico deve ser aferida com base em um conjunto amplo de informações, os indicadores elaborados estão organizados em três categorias diferentes — produção, ligação e impacto —, de modo a oferecer condições para que os gestores de revistas científicas tenham à sua disposição informações que possam subsidiá-los nas tomadas de decisões relativas às políticas editoriais e a seus periódicos. Além de gestores de revistas, outros públicos de interesse incluem autores de artigos, pesquisadores, órgãos governamentais e agências de fomento. 

Com uma programação em formato de painéis diversificados, o ABEC Meeting 2023 abordará temas como política editorial, indexação, sustentabilidade financeira, DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade), ética e integridade e inteligência artificial na publicação. 

Saiba mais
ABEC Meeting 2023
Quando: 21 a 23 de novembro
Onde: Foz do Iguaçu, Paraná
Informações: https://www.abecbrasil.org.br/eventos/meeting_2023/index.php