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Volume de trabalho docente é discutido em congresso sobre formação de professores

 

Cartaz com os dizeres: 6º Congresso Nacional de Formação de Professores e 16º Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 29 de novembro a 1º de dezembro de 2023. Profissão docente e condições de trabalho. A imagem tem fundo cinza claro com traços coloridos que delimitam suas bordas em rosa, amarelo, azul e verde. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e os ícones de perfis das redes sociais aparecem em uma barra inferior vermelha.

|27/11/23

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas apresentará dados sobre as condições de trabalho de professores no Brasil e em outros países e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem e formação continuada

Por Lara Mello

Para refletir e compreender o cenário que a educação enfrenta atualmente, é preciso se questionar: o que pode a formação de professores, considerando os tempos e as narrativas para uma educação democrática? Esta pergunta é o tema central do 6º Congresso Nacional de Formação de Professores e do 16º Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, que acontecerão juntos de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2023. Os eventos são organizados pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), com atividades presenciais em Águas de Lindóia (SP).

Gabriela Moriconi, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, é uma das convidadas da mesa-redonda sobre Profissão docente e condições de trabalho, na qual irá propor a discussão sobre o volume de trabalho dos professores brasileiros, seus efeitos na condição de aprendizagem de estudantes e nas iniciativas de formação continuada docente no Brasil. 

A pesquisadora é a coordenadora de dois estudos sobre o Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental, em uma parceria entre FCC, a associação Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) e o Itaú Social. O primeiro estudo compara formas de contratação e atribuições dos professores  entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão, mostrando que professores brasileiros têm maior volume de trabalho docente. O segundo estudo analisa as variações da média de alunos por professor entre as diversas redes municipais e estaduais brasileiras e busca compreender o que explica essa heterogeneidade dos resultados.

A mesa-redonda acontecerá quinta-feira (30/11) às 16h30, e contará, também, com Pedro Tourinho de Siqueira, presidente da Fundacentro, e Francisco José Carvalho Mazzeu, professor da UNESP e mediador da conversa.


Saiba mais
VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
Quando: 29 de novembro a 1º de dezembro de 2023
Onde: Águas de Lindóia – São Paulo, Brasil
Informações: https://eventos.reitoria.unesp.br/vicnfp-xvicepfe/ 

Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental
Trata-se de duas publicações, lançadas em 2021 e 2023, as quais investigam as condições de trabalho docente e sua variação em diferentes contextos do Brasil e de outros países, além de propor práticas educacionais para subsidiar um volume de trabalho adequado.