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Educ@ lança curso sobre marcação XML Jats para editores de revistas científicas

 

Cartaz com os dizeres: Educ@ Capacitação para marcação XML. A imagem tem fundo cinza claro com vários ícones de arroba e de arquivo com as letras XML. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e os ícones de perfis das redes sociais aparecem em uma barra inferior vermelha.

|31/10/23

Formação busca auxiliar equipes editoriais de diferentes áreas do conhecimento no uso de linguagem internacional padrão para publicações, tendo em vista o paradigma da ciência aberta

Por Luanne Caires

Quantas linguagens cabem em um artigo científico? No mundo das publicações, uma resposta comum é “ao menos duas”. Isso porque, além do idioma em que o texto do artigo está escrito, há uma linguagem que organiza a estrutura daquela publicação e que, ao marcar seus elementos, facilita a leitura do material por sistemas computacionais e favorece a integração entre bases de dados e sistemas web. Trata-se do XML Jats, acrônimo do inglês eXtensible Markup Language (Linguagem Extensível de Marcação) no padrão Journal Article Tag Suite, que define regras que identificam partes importantes de um texto científico, como título, autores, referências bibliográficas, fórmulas, tabelas e figuras. 

Para fomentar a profissionalização de equipes editoriais de revistas científicas de todo o Brasil, o Educ@, iniciativa da Fundação Carlos Chagas que reúne periódicos on-line de educação e ensino, lança, nesta terça-feira (31), a Capacitação para marcação XML. O curso é composto de 13 vídeos, que abordam a importância do XML, o modo de preparação dos arquivos e as diferentes etapas do processo de marcação. 

O curso é gratuito e pode ser acessado a qualquer momento, mediante inscrição no site da Fundação Carlos Chagas. As aulas são conduzidas por Ana Lúcia Ramos de Olim, biblioteconomista, pós-graduada em Gerência de Sistemas e Informação e bibliotecária no Educ@. 

Segundo Nelson Gimenes, um dos coordenadores do Comitê Científico do Educ@, a ideia para o curso surgiu da necessidade de oferecer aos editores a possibilidade da marcação XML dos artigos pelos próprios periódicos, uma vez que parte das revistas tem muita dificuldade na obtenção de recursos financeiros para o pagamento desse serviços às empresas especializadas. “A formação  visa a abranger não apenas as revistas que compõem a Coleção Educ@, mas também todos os interessados em aprender a realizar a marcação em XML Jats”, destaca o coordenador.


 

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Educ@
Indexador on-line que visa a proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos científicos na área da educação.