1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Encontro nacional discute ciência inclusiva e métricas da informação com participação de pesquisador da Fundação Carlos Chagas
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Encontro nacional discute ciência inclusiva e métricas da informação com participação de pesquisador da Fundação Carlos Chagas

 

Composição de fundo roxo, com pequenos círculos azuis conectados por linhas. Sobre o fundo, há o texto “Sistema de Métricas e Indicadores do Portal Educ@. 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. 23 a 26 de julho. Acesse o site”. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e seu nome de usuário nas redes sociais aparecem em uma barra inferior branca.

|12/04/24

Evento pretende analisar infraestruturas e uso de base de dados no campo educacional

Por Jade Castilho

Entre os dias 23 e 26 de julho, o pesquisador Nelson Gimenes, do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas, participará do 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. O evento, organizado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, propõe o debate sobre uma ciência inclusiva e global, voltada ao uso de métricas, dados e infraestruturas na educação. 

Durante a mesa-redonda, o pesquisador apresentará o trabalho com o tema Sistema de Métricas e Indicadores do Portal Educ@. Implementado em 2010 pela FCC, o Educ@ é um indexador on-line que tem como objetivo a divulgação e a disseminação do conhecimento científico. Atualmente, a plataforma proporciona acesso a mais de 63 revistas e periódicos científicos na área de educação e de ensino e agrega cerca de 40 mil artigos científicos publicados por periódicos de comprovada relevância.

“O Sistema de Métricas e Indicadores criado é uma interface digital para visualização de dados em acesso aberto que disponibiliza indicadores da produção científica dos seus periódicos. A proposta é contribuir para a qualificação da produção acadêmica e oferecer aos gestores do Educ@ e aos editores das revistas informações que possam subsidiá-los nas decisões sobre políticas editoriais”, explica Nelson. 

O congresso tem como objetivo promover o diálogo entre pesquisadores de diversos campos interessados em métricas de informação e oferece um espaço interdisciplinar para a discussão de temas como produção, comunicação, acesso e avaliação da informação em ciência, tecnologia e inovação.

Acesse o site, confira a programação e inscreva-se. 

Saiba mais
9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria
Quando: 23 a 26 de julho de 2024
Onde: Universidade de Brasília, campus Darcy Ribeiro