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Educ@ discute o novo sistema de métricas e indicadores da plataforma

 

Educa discute o novo sistema de métricas e indicadores da plataforma. Logos do Educ@ e da Fundação Carlos Chagas. Ícones das redes sociais LinkedIn, Instagram e YouTube @fundacaocarloschagas

|18/07/23

O sistema foi apresentado durante encontro de editores da Coleção

Por Graciele Almeida de Oliveira

A plataforma Educ@, que tem mais de uma década dedicada à ampliação da divulgação acadêmica por meio de admissão e permanência de periódicos na área de educação e ensino, desenvolveu um novo sistema de métricas e indicadores que foi apresentado em dois encontros voltados aos editores da Coleção e que aconteceram no último mês. 

Durante o evento, Clarilza Prado de Sousa, membro da Coordenação do Comitê Científico, apontou que uma das ideias dos encontros foi mostrar aos editores uma nova forma de administração das suas revistas a partir de indicadores mais seguros. Essa é a proposta do Sistema de Métricas e Indicadores do Portal Educ@, que, ao oferecer novas ferramentas para avaliar a produção, impacto e ligação contribui para que os editores elaborem estratégias voltadas para a profissionalização da gestão editorial e o desenvolvimento da produção científica das áreas de educação e ensino.

Além de apresentar o Sistema desenvolvido pela Fundação Carlos Chagas (FCC), o pesquisador da instituição e membro da Coordenação do Comitê Científico da plataforma, Nelson Gimenes, apresentou um panorama geral do Educ@ e as próximas atividades planejadas para a plataforma. 

O sistema de métricas e indicadores

Em entrevista para a Fundação Carlos Chagas, Jefferson Mainardes, membro do Conselho Consultivo do Educ@, editor da revista Práxis Educativa e docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa, considera que “os dados [do novo Sistema] podem servir como ponto de partida para a autoavaliação do periódico e sua melhoria contínua”. 

Por meio do Sistema de Métricas e Indicadores será possível analisar a produtividade e avaliar a qualidade das revistas científicas e áreas de conhecimento a partir de um conjunto de dados (indicadores) que, na Coleção  Educ@, estão divididos em três categorias: produção, que leva em conta o número de publicações; ligação, construídos pela coocorrência autoria, citações e palavras e de impacto, que inclui as métricas alternativas. 

Lia Fialho, docente da Universidade Estadual do Ceará e editora-chefe do periódico Educação & Formação do PPGE/UECE, chama atenção para a contribuição do novo sistema às estratégias relacionadas aos Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) nos periódicos científicos, o novo Sistema é capaz de inferir o gênero dos autores dos periódicos. Além disso, a editora-chefe vê como estratégico para a gestão das revistas compreender como o conhecimento está sendo construído por meio das colaborações entre as instituições e como esse conhecimento presente nas revistas está circulando no Brasil e no exterior. “A partir daí a gente pode constituir melhor o nosso plano de desenvolvimento e investir em nossas fragilidades, tornando a revista ainda melhor”, complementa. 

O Sistema de Métricas e Indicadores do Portal Educ@ tem atualização periódica garantindo o acompanhamento constante para cada um dos periódicos que integra a Coleção. Nessa primeira fase, os editores das revistas que fazem parte da Coleção terão acesso ao Sistema para avaliação e contribuição com críticas e sugestões. O lançamento para o público em geral acontece no segundo semestre deste ano. 

O Portal Educ@

Fialho explica que a indexação é um importante instrumento para a visibilidade das revistas e para a obtenção de dados relacionados à leitura e citação de seus artigos. Ela lembra que há indexadores que englobam revistas de todas as áreas do conhecimento, como a Web of Science, mas que há os específicos, como o Pubmed para a área da saúde. Ainda no âmbito internacional, na área de educação, o ERIC aceita apenas revistas com conteúdo em inglês. O “Educ@ vem com essa proposta diferenciada de fazer essa indexação de revistas [na área de educação] e sem limitação de idiomas”, destaca Fialho.  

O Educ@ foi implementado em 2010, por iniciativa da FCC, com o propósito de ampliar a divulgação da produção acadêmica por meio da admissão e permanência de periódicos científicos da área de educação, incluindo o ensino, disponibilizando e disseminando on-line, em acesso aberto, artigos científicos inéditos resultantes de pesquisa original, que utilizam o procedimento de avaliação por pares dos manuscritos.

Atualmente, o Portal conta com 61 periódicos indexados, que juntos contabilizam mais de 37 mil artigos. Usando como parâmetro o Qualis Periódico da Capes 2017-2020, cerca de 73% das revistas indexadas pelo Educ@ são classificadas como A1 ou A2. 

Gráfico de barras com o título de Coleção Educa. No eixo Y Revistas (%) e no eixo X a indicação do Qualis Periódico Capes (A1, A2, A3. A4, B1 e B2). 39% das revistas da coleção são A1, 34% A2, 17% A3, 5% A4, 2% B1 e 3% B2. No gráfico há destaque para a porcentagem para a soma das revistas classificadas como A1 e A2, que é de 73%

Os critérios de avaliação das revistas são tema importante entre os editores das revistas. Fialho chama atenção para a necessidade de se pensar em propostas de avaliação da produção científica mais inclusivas e complementa que “os sistemas de avaliação só em única e exclusivamente por métricas acabam favorecendo os grandes publishers”. 

Os critérios de avaliação dos periódicos estão sempre em discussão, lembra Mainardes. Ele considera que há outras temáticas que também precisam ser debatidas, como o problema das revistas predatórias, a avaliação por pares, a ciência aberta, repositórios de dados, aspectos relacionados à revisão textual e qualidade gráfica.

“É essencial uma maior divulgação da coleção e ampliação da sua visibilidade, bem como que o Educ@ passe a ser mais bem considerado na avaliação dos periódicos e passe a integrar os editais de produção editorial de agências de fomento”, finaliza o editor.