1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Está disponível o novo número de Cadernos de Pesquisa, da FCC. Acesse!
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Está disponível o novo número de Cadernos de Pesquisa, da FCC. Acesse!

 

|23/03/20

Cadernos de Pesquisa: rumo ao cinquentenário

Iniciamos 2020 encerrando a publicação impressa de Cadernos de Pesquisa (CP). Para o próximo ano, haverá mais novidades. Em julho de 2021, a revista completa 50 anos de existência, sem interrupções. Para as comemorações dessa data, convidamos à submissão de artigos que tenham como pano de fundo não só a trajetória do CP, mas da pesquisa em educação e de suas interfaces com as questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas, no Brasil, em outros países, nas relações internacionais.

Confira abaixo o sumário do nº 175 e boa leitura!

Moysés Kuhlmann Jr.
Editor-Chefe

ARTIGOS

Concursos públicos federais para docentes e ações afirmativas para candidatos negros
Luiz Mello, Ubiratan Pereira de Resende

Leitura crítica das políticas educacionais na era neoliberal: o caso chileno
Diego Palacios Díaz, Felipe Hidalgo Kawada, Noemí Suárez Monzón, Paulina Saavedra Stuardo

Vertentes epistemológicas das políticas públicas: entre as análises descritiva e prescritiva
Barbara Maria Lucchesi Ramacciotti, Marjorie da Cruz Bernardino

Análise comparada da jornada escolar em países da União Europeia
Cláudia da Mota Darós Parente

A utilidade da educação física segundo estudantes da Alemanha e do Chile
Jaime Carcamo-Oyarzun, Georg Wydra, Claudio Hernandez-Mosqueira, Sebastian Peña Troncoso, Cristian Martinez-Salazar

Para compreender a educação inclusiva chilena: panorama de políticas e pesquisa educativa
Dominique Manghi, María Leonor Conejeros Solar, Andrea Bustos Ibarra, Isabel Aranda Godoy, Vanessa Vega Córdova, Kathiuska Diaz Soto

Dispositivo de avaliação educacional do Ceará: a (in)visibilidade dos estudantes deficientes
Eric Passone, Karlane Holanda Araújo

Aprendizagens ambientais de estudantes sobre o rio doce: relações e sentidos
Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Renata Bernardes Faria Campos, Thiago Martins Santos, Eliene Nery Santana Enes

Pensando uma educação popular em ciências?
Raúl Esteban Ithuralde

A dimensão curricular como componente do conhecimento didático do conteúdo
Lina Melo, Ana Caballero, Luis Manuel Soto-Ardila, David Melo

Utilização do vídeo no desenvolvimento profissional: perspetivas dos educadores de creche
Teresa Aguiar, Carolina Guedes, Joana Cadima

Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de docentes
Kelly Russo, Leila Mendes, Corina Borri-Anadon

Modos de constituição da docência brasileira: tradicionalismo, competência técnica e boas práticas
Renata Porcher Scherer

Dimensão socioprofissional da formação docente: aportes teóricos e proposições
Flavia Medeiros Sarti

Missão capuchinha e resistência tentehar: releituras do Conflito de Alto Alegre
Maria Aparecida Corrêa Custódio

Resenhas

A impertinente persistência do “racismo à brasileira” na educação
Giovani José da Silva

 

Skip to content