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FCC participa da primeira reunião do Programa de Cooperação em Pesquisa, parceria da SMESP e a Unesco

 

|26/02/19

* Com informações da SMESP

Na última quinta-feira (21/02), aconteceu a reunião de abertura do I Ciclo de Fomento do Programa de Cooperação em Pesquisa, realizado no âmbito do Pátio Digital, iniciativa da SME (Secretaria Municipal de Educação) de São Paulo, em parceria com a Unesco. O encontro contou com a participação de técnicos da Secretaria e de pesquisadores das instituições selecionadas, entre elas da FCC (Fundação Carlos Chagas), que venceu dois dos quatro editais realizados em 2018.

O Programa, lançado em junho do ano passado, disponibiliza instrumentos para aproximar o campo acadêmico dos problemas que desafiam a gestão municipal, de forma a contribuir com a melhoria da educação pública na cidade de São Paulo. Seus três eixos de estruturação – Banco de Desafios, fomento à pesquisa e cooperação com escolas, centros de pesquisa e universidades – buscam facilitar o acesso e obtenção de dados da Rede Municipal de Ensino, proporcionar a divulgação e discussão dos resultados de pesquisa e viabilizar trocas entre pesquisadores e gestores.

Confira abaixo os temas contemplados no primeiro edital do Programa e as instituições de pesquisa selecionadas.

Avaliação do aprendizado, Instituto Singularidades

Educação integral, Unicid/Secid – Sociedade Educacional Cidade

Evasão e absenteísmo docente, FCC

Recuperação paralela, FCC

“O objetivo de nossa pesquisa é identificar práticas, estratégias, ações e condições contextuais que afetam – positiva ou negativamente – os resultados escolares e a permanência no sistema escolar de estudantes atendidos pelo programa da secretaria”, explica Gláucia Novaes, pesquisadora da FCC e coordenadora do projeto sobre recuperação paralela.

Sobre o absenteísmo docente, Fabiana Silva Fernandes, pesquisadora da FCC e membro da equipe que desenvolverá o projeto, afirma que as ausências de funcionários têm sido objeto de pesquisa nas áreas organizacional e empresarial e, na educação, ainda é um tema a ser explorado: “Nosso objetivo é descrever e analisar as características e a abrangência do absenteísmo na Rede Municipal de Ensino, mediante a reunião de dados quantitativos e qualitativos que permitam o estudo do fenômeno. Há diversos fatores associados à ausência dos professores e suas consequências atingem negativamente o processo ensino-aprendizagem e a organização do trabalho escolar, o que justifica a necessidade de investigá-lo”.