1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. FCC prorroga até 23/08 as inscrições da 10ª Edição do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques. Participe!
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

FCC prorroga até 23/08 as inscrições da 10ª Edição do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques. Participe!

 

|07/08/20

Em virtude do contexto de excepcionalidade imposto pela pandemia, que vem afetando a rotina dos educadores brasileiros, a FCC (Fundação Carlos Chagas) prorrogou até o dia 23 de agosto (às 23h59, horário de Brasília) o prazo para as inscrições da 10ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. A iniciativa valoriza professores formadores de cursos de licenciatura e de pedagogia que contribuem para a aprendizagem da docência do futuro professor da educação básica. A submissão de projetos pode ser realizada no sistema on-line.

Neste ano, a FCC celebra os dez anos do Prêmio que, ao longo de uma década, já reconheceu 30 projetos, com abordagens e áreas de conhecimento diversas, desenvolvidos por docentes de instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país.

Os autores dos trabalhos premiados serão agraciados com prêmio de R$ 20 mil, diploma e troféu (réplica da escultura da artista plástica Vera Lucia Richter). O detalhamento de cada experiência será publicado na Série Textos FCC.

A seleção dos projetos é realizada por uma comissão de especialistas e pelo Comitê Executivo do Prêmio, que avaliará a consistência dos procedimentos didáticos empregados, visando à aprendizagem da docência do futuro professor da educação básica, bem como o potencial multiplicador da experiência.

As orientações para as inscrições estão disponíveis no Edital e no Regulamento do Prêmio. Uma das novidades deste ano é o incentivo para inscrições na área de educação infantil e/ou alfabetização, sendo que um dos três premiados será destinado, preferencialmente, a essas temáticas.

Patrícia Albieri Almeida, pesquisadora da FCC e uma das coordenadoras da iniciativa, explica que nas nove edições do Prêmio foram poucos os trabalhos inscritos nas áreas de educação infantil e alfabetização, e nenhum deles foi premiado. “Assim, reconhecendo a importância da atuação docente na formação da criança e no seu processo de aquisição da leitura e da escrita, consideramos oportuno celebrar os dez anos convocando os formadores de professores de cursos de pedagogia a se inscreverem”, afirma.

Criado em 2011, o Prêmio é também uma homenagem ao Prof. Dr. Rubens Murillo Marques, presidente de honra e um dos fundadores da FCC, em reconhecimento à sua trajetória acadêmica e ao seu empenho no fortalecimento desta Instituição.

Saiba mais

Conheça os trabalhos premiados nas edições anteriores