1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. FCC, UESC e a Secretaria de Educação de Ilhéus realizam estudo sobre Evasão Escolar e Juventude
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

FCC, UESC e a Secretaria de Educação de Ilhéus realizam estudo sobre Evasão Escolar e Juventude

 

|30/11/18

Nos dias 26 e 27 de novembro, pesquisadores do DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais) da FCC (Fundação Carlos Chagas) se reuniram com a Reitora da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), Prof.ª Dra. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, e com a equipe da SME (Secretaria Municipal de Educação) de Ilhéus, na Bahia. Este foi o primeiro encontro entre as equipes, após a assinatura do Acordo de Cooperação Científica celebrado entre a UESC e a FCC, em julho deste ano.

A parceria, com duração de 18 meses, prevê a realização da pesquisa Evasão escolar e juventude: a realidade de Ilhéus (BA),  que pretende levantar informações e contribuir para a compreensão dos mecanismos que dão origem ao processo de evasão escolar no Ensino Fundamental, tomando como campo de estudos a EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Ilhéus. O projeto foi idealizado pela professora Dra. Rachel Oliveira, da UESC.

A importância do estudo é associar a obtenção de dados consolidados sobre as escolas de Ilhéus, a partir de informações  do IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e  do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com o trabalho de campo em seis escolas com turmas da EJA. “Nosso objetivo é compreender os processos de evasão e as trajetórias escolares, em especial de meninos negros”, explica Amélia Artes, pesquisadora da FCC e uma das coordenadoras do projeto, após participar do encontro.

Também estiveram presentes as professoras Dra. Rachel Oliveira e Dra. Flávia Alexandra de Souza, ambas da UESC e coordenadoras do projeto; de Sandra Unbehaum,  coordenadora do DPE da FCC;  e Mariângela de San’tana Bahia, coordenadora da área de Diversidade da SME e Joelma Alves dos Santos e Cristiane de Souza Leal Venturini, coordenadoras das áreas de EJA da SME.

No dia 26, as pesquisadoras da FCC também se reuniram com professores da EJA da rede municipal de ensino.

Fotos/Crédito: Assessoria de Comunicação da SME.