1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Convivência escolar e aprendizagens no pós-pandemia são tema de livro com participação de pesquisador da Fundação Carlos Chagas
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Convivência escolar e aprendizagens no pós-pandemia são tema de livro com participação de pesquisador da Fundação Carlos Chagas

 

Composição de fundo azul e vinho, com formas abstratas. Sobre a imagem, há o texto “Lançamento de e-book. Educação, escola e pós-pandemia: discussões sobre convivência e aprendizagem”. O logo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra branca na parte inferior da imagem.

|20/03/24

E-book lançado tem distribuição gratuita e propõe o debate sobre o ambiente escolar com o retorno das atividades presenciais nas escolas

Por Jade Castilho

O e-book Educação, escola e pós-pandemia: discussões sobre convivência e aprendizagem com participação de Adriano Moro, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, está disponível gratuitamente no site da editora Pimenta Cultural. O livro conta com 12 capítulos, um deles escrito pelo pesquisador com coautoria de Flávia Vivaldi e Renata Adduci e com o tema Investimento na convivência e no clima escolar para uma educação de qualidade.

O volume é a segunda publicação do grupo de pesquisa Convivência Democrática: estudos sobre clima escolar e atmosfera moral, do qual Adriano é integrante, e traz reflexões sobre as tecnologias inseridas no cotidiano das escolas, as condições de acessibilidade, o uso de mídias interativas e o papel dos docentes com novos cenários de aprendizagem e de ensino.

Segundo Adriano Moro, o livro tem a intenção de discutir o ambiente escolar no período que denominamos de pós-pandemia, no que se refere às aprendizagens e à convivência entre todas e todos na escola. 

“Uma educação de qualidade envolve o trabalho intencionalmente planejado e voltado para a qualidade das relações humanas. Ou seja, um trabalho que considere o clima e a convivência escolar como temas curriculares e institucionais, que invista na promoção do bem-estar e do convívio respeitoso, justo e democrático entre todas e todos, propiciando, assim, o sentimento de pertencimento e significado positivo em toda a comunidade escolar”, completa. 

Acesse o site e faça seu download gratuito.