1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Sistema de indicadores da educação básica pode contribuir para discussões da Conae e de planos municipais de educação
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Sistema de indicadores da educação básica pode contribuir para discussões da Conae e de planos municipais de educação

 

Composição de fundo na cor vinho escura, com ondas em tons avermelhados que lembram contornos de gráficos estatísticos. Sobre a imagem, há a frase “Webinário: Indicadores da educação básica, nova proposta de sistema para gestão municipal. 22 de janeiro de 2024, às 14h30. Com participação de Adriana Bauer (FCC), Adolfo Samuel de Oliveira (Inep), Maria Teresa Gonzaga Alves (Inep) e Maria Selma Moraes Rocha (MEC)”. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e os ícones de perfis das redes sociais aparecem em uma barra inferior branca.

|17/01/24

Proposta de sistema reúne dados para tomada de decisão na gestão educacional de escolas, municípios, estados e União e será apresentada em webinário da Fundação Carlos Chagas

Por Luanne Caires

Na próxima segunda-feira (22), a Fundação Carlos Chagas realizará o webinário Indicadores da educação básica: nova proposta de sistema para gestão municipal, com a apresentação de uma ferramenta capaz de contribuir para o planejamento e a avaliação educacionais no Brasil. O evento será transmitido pelo canal da FCC no YouTube, a partir das 14h30. 

A proposta de sistema está alinhada às discussões da Conferência Nacional de Educação (Conae), que ocorrerá de 28 a 30 de janeiro e abordará o Plano Nacional de Educação (PNE), tanto em termos de encerramento do plano atual (2014-2024) quanto de planejamento dos próximos dez anos. 

O sistema relaciona dados econômicos, sociais, culturais e institucionais ligados a cada rede municipal do Brasil, o que facilita a análise de contextos, recursos e processos no diagnóstico, monitoramento e avaliação das redes. Fruto da pesquisa de pós-doutorado de Adolfo Samuel de Oliveira, o sistema foi desenvolvido no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, com supervisão da professora e pesquisadora Adriana Bauer.

Bauer e Oliveira discutirão a ferramenta e suas contribuições com Maria Teresa Gonzaga Alves, diretora de Estudos Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e Maria Selma Moraes Rocha, diretora de Articulação com os Sistemas Nacionais de Ensino, Planos Decenais e Valorização dos Profissionais da Educação no Ministério da Educação (MEC).

 

 

Saiba mais
Nova proposta de sistema de indicadores se apresenta como ferramenta aprimorada para a gestão da educação municipal
Desenvolvido durante pesquisa de pós-doutorado na Fundação Carlos Chagas, o sistema fornece subsídios para o diagnóstico, monitoramento e avaliação da situação educacional das redes de ensino municipais do Brasil