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11 de fevereiro - Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências

No dia 11 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional de Mulheres e Meninas nas Ciências. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e busca chamar a atenção para as desigualdades de gênero nas diferentes áreas científicas e tecnológicas.  A persistência de determinados estereótipos de gênero nas ciências constituem importantes barreiras à equidade

O dispositivo de ensino Movimento Escrever para Aprender, elaborado com apoio do edital Anos Finais do Ensino Fundamental – Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública – 2018, da Fundação Carlos Chagas, propõe o desenvolvimento da escrita como facilitador da aprendizagem tanto de conteúdos de disciplinas escolares quanto da própria escritura. O dispositivo, que foi

2a Chamada Garotas STEM - Perguntas e Respostas Fundação Carlos Chagas e British Council

No dia 20 de janeiro, a Fundação Carlos Chagas e o British Council apresentaram uma sessão online de perguntas e respostas sobre a 2ª Chamada Garotas STEM: formando futuras cientistas. Voltado a educadores e educadoras que coordenam projetos de incentivo à participação de meninas nas ciências, ele contou com a participação de Sandra Unbehaum, da

Webinar ao vivo - 2a Chamada Garotas STEM 20/01 17h. Faça a sua inscrição. Formando Futuras cientistas. Fundação Carlos Chagas e British Council

No próximo dia 20 de janeiro, às 17h, a Fundação Carlos Chagas e o British Council apresentam uma sessão online de perguntas e respostas sobre a 2a chamada Garotas STEM: formando futuras cientistas. O webinário é voltado para educadores e educadoras que coordenam projetos de incentivo à participação de meninas na ciência, sendo necessário fazer

Material é fruto de uma Frente de Trabalho do Consed e da Undime e visa contribuir com as redes de ensino brasileiras na implementação da BNC-Formação Continuada  Na última segunda-feira de novembro, ocorreu o lançamento do documento BNC Formação Continuada na Prática: implementando processos formativos orientados por referenciais profissionais, que busca contribuir para o fortalecimento

57 anos da Fundação Carlos Chagas

A Fundação Carlos Chagas foi criada a partir do projeto do Centro de Seleção de Candidatos às Escolas Médicas e Biológicas (CESCEM) com o objetivo inicial de articular em uma mesma instituição a promoção de vestibulares, pesquisas educacionais e formação profissional, Desde então, muitos marcos foram conquistados pela instituição, que se tornou referência na aplicação

Livro Mundo sem Fronteiras

O livro Mundo sem fronteiras: Representações sociais e práticas psicossociais, publicado pela Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), apresenta uma série de textos que discutem aspectos importantes da atualidade, especialmente nos contextos latino-americanos. Os temas variam de polarização a questões de gênero, ciência e educação, aproximando teoria e prática. Adelina Novaes, pesquisadora da Fundação Carlos

Saiba como foi: Baile nas Favelas: Inclusão e Capacitismo: Preconceito e Discriminação contra Pessoas com Deficiência

Evento virtual contou com a participação de lideranças da periferia da Paraíba e da Central Única das Favelas A aproximação entre o conhecimento científico e outros setores da sociedade pode contribuir para a resolução de problemas e para a ampliação do debate no meio acadêmico, político e social. Fomentar essa aproximação é o aspecto motivador

Solenidade de entrega do Prêmio Capes de Tese

A Fundação Carlos Chagas soma esforços com a Capes na valorização de pesquisas em educação desde 2012, oferecendo um prêmio adicional às teses das áreas de Educação e Ensino.  No dia 9 de Dezembro de 2021, a partir das 16h, acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese de 2021. Na 16a Edição

A pesquisa Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010, publicada pelas pesquisadoras Amélia Artes e Arlene Ricoli no periódico Cadernos de Pesquisa, foi mencionada em coluna do jornal O Globo. Na matéria, a jornalista traz uma leitura sobre o debate no Congresso relacionado à revisão da política de ações

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