1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Pesquisa sobre Programa de Tutoria de Manaus é apresentada na Escócia por pesquisadores da FCC e Fundação Itaú Social
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Pesquisa sobre Programa de Tutoria de Manaus é apresentada na Escócia por pesquisadores da FCC e Fundação Itaú Social

 

|20/09/19

Nesta semana, de 15 a 17 de setembro, aconteceu a 5th Biennial Global Implementation Conference, em Glasgow, na Escócia. Os pesquisadores brasileiros Fabiana Silva Fernandes e Nelson Gimenes, ambos do DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais), da FCC (Fundação Carlos Chagas), e Carla Cecília Santos, da Fundação Itaú Social, apresentaram os resultados da análise de implementação do Programa Tutoria, que foi desenvolvido pela Fundação Itaú Social e implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus-AM.

Ao longo da pesquisa, foram investigadas as estratégias usadas pelo governo municipal para a implantação do programa, bem como a consistência entre as diretrizes fornecidas pela Fundação Itaú Social e aquelas utilizadas pela Secretaria Municipal de Educação e pelos agentes implementadores, quais sejam: formadores e tutores do professor em estágio probatório.

A investigação, conduzida pela FCC, foi coordenada por Fabiana Silva Fernandes e Nelson Gimenes e contou com a participação dos pesquisadores Cláudia O. Pimenta e Vandré Gomes da Silva.

Dentre os resultados obtidos, destacam-se:

  • O sistema municipal de educação de Manaus procurou aplicar a metodologia proposta pelo Programa, adaptando-o às características locais;
  • O Programa tornou-se um braço da política de formação continuada do município;
  • A iniciativa foi bem-sucedido na escolha do recém-admitido professor como público-alvo.

Ao longo dos três dias, o evento internacional reuniu pesquisadores de diferentes países que discutiram como aproximar o conhecimento científico das necessidades práticas da sociedade e apresentaram experiências de implementação de políticas que buscam promover mudanças e melhorias reais na vida das pessoas e nos serviços oferecidos por agentes públicos e privados.