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Pesquisador da FCC participa de seminário de lançamento do Plano de Convivência Ética nas Escolas em Poços de Caldas-MG

 

|19/09/19

* Com informações da SME de Poços de Caldas-MG

Nos dias 11 e 12 setembro aproximadamente 900 profissionais da educação participaram do Seminário de Convivência Ética nas escolas, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas – MG, no Espaço Cultural da Urca. O município é a primeira cidade do país a implantar, como política pública, o Plano de Convivência Ética nas unidades educacionais da rede municipal. A iniciativa contou com a presença de pesquisadores e professores da FCC (Fundação Carlos Chagas), do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”).

A palestra de abertura foi realizada na noite de quarta-feira (11/9) e teve como tema “A Convivência Ética nas escolas”, com a Dra. Telma Pileggi Vinha. Telma Vinha é pedagoga e doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional da instituição. “As escolas enfrentam alguns dilemas. Primeiro os problemas de convivência cada vez maiores, como violência, indisciplina, incivilidade e, por outro lado, um desejo de desenvolver valores morais democráticos como respeito e justiça. A proposta é justamente discutir com os professores que tipo de procedimentos e ações podem dar conta das duas coisas: dos problemas de convivência, mas usando esses conflitos para desenvolver valores, autorregulação moral e autonomia”, destaca a pesquisadora, que apresentou aos presentes diversas iniciativas na área desenvolvidas em outros países.

A primeira mesa redonda, no início da manhã desta quinta-feira (12/9), teve como tema “Clima escolar e as regras na escola”, com Dr. Adriano Moro, pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, e Profa. Esp. Soraia Souza Campos. “Desde quando começamos a discutir o conceito de clima escolar sempre estivemos ancorados na qualidade da educação, que nós entendemos como um ambiente privilegiado que desenvolve padrões de relacionamentos interpessoais, no qual vivenciamos e refletimos sobre valores morais, sociomorais e emocionais, construímos vínculos, aprendemos a cooperar, a partilhar e conviver com o outro e que não se restringe à transmissão de conhecimentos formais, mas o despertar dos alunos pelo interesse e desejo pelo conhecimento, pela descoberta de novos saberes”, instigou o professor Adriano Moro, doutor em Educação pela UNICAMP, com Doutorado Sanduíche pela Harvard University.

“Comunicação construtiva e os espaços dialógicos nas escolas”, foi o tema da mesa redonda com as professoras Adriana de Melo Ramos e Danila Di Pietro Zambianco. A terceira mesa redonda teve como temática “Transformações na sociedade e as relações nas redes sociais”, com a Profa. Dra. Adriana Regina Braga e Profa. Ms. Thaís Cristina Leite Bozza.

FCC e Poços de Caldas realizam pesquisa sobre a adesão aos valores sociomorais

Em julho de 2018, a FCC e a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas – MG assinaram Termo de Cooperação para realização da pesquisa “Avaliação dos valores sociomorais em plataforma digital com acesso on-line”. O estudo foi realizado nas escolas da rede municipal e o questionário de clima escolar foi aplicado em 2017 e contou com 5.080 respondentes, sendo mais de 4.800 alunos, além de gestores e professores de todas as escolas municipais que têm Ensino Fundamental II.