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Pesquisador da Fundação Carlos Chagas participa de formação sobre clima escolar na rede municipal de Belo Horizonte

 

Fundação Carlos Chagas. As dimensões do clima escolar para a elaboração do plano de convivência. Com participação de Adriano Moro. Percurso formativo da Prefeitura de Belo Horizonte. A imagem tem fundo vinho, com bordas esquerda e inferior na cor branca e um pequeno quadrado cinza nas laterais esquerda e direita.

|23/08/22

Encontros com gestores e professores buscam subsidiar a elaboração de planos de convivência nas escolas da cidade

Nesta terça-feira (23/08), tem início o percurso formativo As dimensões do clima escolar para a elaboração do plano de convivência, uma iniciativa do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (CAPE), da Prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais. O pesquisador Adriano Moro, que integra o grupo de pesquisa Avaliação Educacional na Fundação Carlos Chagas, fará a palestra de abertura e também a de fechamento do percurso, formado por oito encontros virtuais.

O tema do primeiro encontro será O clima escolar e suas dimensões avaliativas. A proposta é promover reflexões sobre a importância de se compreender as dimensões avaliativas previstas no instrumento de Avaliação do Clima Escolar elaborado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O instrumento e as avaliações propostas podem atuar como uma das bases para que as escolas da rede municipal de Belo Horizonte organizem seu Plano de Convivência. 

O Plano de Convivência é um documento que deve ser elaborado em cada escola da rede, a partir de uma discussão coletiva sobre os valores que estruturam a convivência nos ambientes escolares. O objetivo é estabelecer consensos entre todos os segmentos da escola de modo a ressignificar as relações de convívio e melhorar o clima escolar. 

Ao longo dos encontros, que ocorrem durante os próximos meses, serão debatidos temas como segurança nas escolas, relações com a família e a comunidade, conflitos no ambiente escolar e infraestrutura. No último encontro, previsto para 06 de dezembro, Adriano falará sobre as percepções de gestores e professores em relação ao ambiente de trabalho e às instituições de ensino. O pesquisador também abordará a importância da gestão e da promoção de espaços cooperativos que articulem diversos setores da comunidade escolar. 

Saiba mais
Observatório Internacional de Clima Escolar e Prevenção da Violência
A Fundação Carlos Chagas tem um acordo de cooperação científica com o Observatório e para a constituição de grupos de estudos e pesquisas sobre clima, convivência e violência nas escolas.
https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-pesquisa/observatorio-internacional-de-clima-escolar-e-prevencao-da-violencia