Pesquisadores explicam como foi construída e validada a primeira avaliação do clima escolar no país
|02/01/20
Em artigo publicado no número 172 de Cadernos de Pesquisa, os pesquisadores do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral): Adriano Moro, da FCC (Fundação Carlos Chagas); Alessandra de Morais, da Unesp-Marília (Universidade Estadual Paulista); e Telma Pileggi Vinha, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) descrevem o processo de construção, testagem e validação do instrumento que permite mensurar o clima escolar.
Em entrevista, Adriano Moro e Alessandra de Morais explicam a importância dessa avaliação, como a matriz e a escala foram construídas e como as escolas podem utilizá-la. O instrumento contempla oito dimensões avaliativas e traz questionários com itens específicos para professores, alunos e gestores. Confira abaixo!
Sobre a publicação
Desde 1971, o periódico Cadernos de Pesquisa, da Fundação Carlos Chagas, publica trabalhos inovadores, relativos a pesquisas, ensaios e outras modalidades de textos. Aborda a educação de forma ampla, agregando à temática escolar estudos que tratam de questões relacionadas a gênero, relações raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família, políticas sociais.