1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Cerimônia do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques celebra experiências formativas de professores de licenciatura
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Cerimônia do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques celebra experiências formativas de professores de licenciatura

 

pprmm-2023-cerimonia-690x376

|10/11/23

Evento ocorre de maneira virtual e premia iniciativas de formação inicial docente com temas ligados a gamificação, combate ao racismo e memória histórica

Por Luanne Caires

O papel da educação na construção da cidadania, no combate a preconceitos, na preservação do patrimônio cultural e no desenvolvimento da análise crítica e da colaboração entre pares precisa estar presente em todas as etapas do processo educativo, inclusive na formação de novos professores. A 13ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques reconhece essa necessidade e apresenta três experiências formativas que trabalham esses elementos em cursos de licenciatura do Brasil. A cerimônia ocorrerá no dia 24 de novembro (sexta-feira), às 10 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube. 

As representações e significados construídos a partir de uma produção cinematográfica estão no centro da experiência Semiótica e consciência negra: propostas de ensino e desdobramentos, desenvolvida pela professora Eva Francisco no curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol do Instituto Federal de São Paulo, campus Avaré. Em suas aulas, Eva utilizou o filme Felicidade Por Um Fio (2018) para discutir conceitos teóricos e práticos da semiótica e sua relação com o combate ao racismo, desenvolvendo com os futuros professores a habilidade de interpretar diferentes linguagens e as possibilidades de se trabalhar a temática étnico-racial. 

A preservação da memória local e o uso de espaços não formais de ensino são abordados na experiência História e memória: O Museu Integrado de Roraima (MIRR) como espaço de ensino e aprendizagem. As atividades foram realizadas no curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Roraima (UERR), sob coordenação da professora Giseli Deprá. O trabalho com acervos bibliográficos, etnográficos e arqueológicos é uma forma de fortalecer o entendimento e as práticas pedagógicas com “diferentes formas de criar, manifestar, expandir e influenciar no contexto social e escolar”, como aponta Giseli.

Na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Caetité, a professora Keila Mendes coordenou a experiência Gamificação da aprendizagem e a formação do professor de língua inglesa, no curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas. A iniciativa foi um estímulo a uma postura ativa e crítica dos futuros professores em formação. Ao situar o inglês como uma língua franca e dar destaque a países que não a possuem como primeira língua, os jogos desenvolvidos pelos licenciandos mobilizam a decolonialidade do ensino e a diversidade linguístico-cultural. 

Detalhes das três iniciativas serão apresentados na cerimônia de premiação, que contará com a participação de intérpretes de Libras e com o lançamento dos relatos sobre as experiências na série Textos FCC

O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é uma iniciativa que busca reconhecer e valorizar experiências desenvolvidas por docentes de cursos de licenciatura na formação de novos professores da educação básica. Cada um dos premiados receberá o valor de R$ 30 mil, diploma e um troféu que replica a escultura da artista plástica Vera Lucia Richter abrigada no jardim interno da Fundação Carlos Chagas. 

Saiba mais
Cerimônia de Premiação da 13ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Quando: 24 de novembro, às 10 horas
Onde: Canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube