1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Prefeitura de Manaus: Programa de Tutoria Educacional é avaliado positivamente pela FCC
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Prefeitura de Manaus: Programa de Tutoria Educacional é avaliado positivamente pela FCC

 

|16/03/18

 Programa de Tutoria Educacional é avaliado positivamente pela FCC

O Programa de Tutoria Educacional em Manaus, implantado na rede pública municipal de educação desde 2015, foi objeto de estudo das Fundações Getúlio Vargas (FGV) e Carlos Chagas e recebeu avaliação positiva. Os resultados foram apresentados nesta segunda-feira, 26/2, durante reunião na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Participaram da apresentação a secretaria municipal de Educação Kátia Schweickardt, os subsecretários de Gestão Educacional, Euzeni Trajano e de Administração e Finanças, Bruno Guimarães, diretores de departamentos da Semed e representantes das duas instituições.

O programa, implantado pela Fundação Itaú Social, em parceria com a Semed, atendeu 101 professores em 2017, beneficiando 9.820 alunos. A Tutoria Educacional busca fortalecer as práticas educativas, promovendo o desenvolvimento profissional do professor em estágio probatório e a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos. A ideia para 2018 é aumentar o número de professores atendidos pelo projeto.

De acordo com a secretária Kátia Schweickardt, parte do sucesso das avaliações das duas instituições de pesquisa se deve à Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), que já tem um trabalho consolidado na formação e acompanhamento permanente, dos professores ingressantes na rede. Ela também destacou o desejo de expandir a iniciativa.

“Vamos fazer uma formação em rede de tutores e mediadores nas escolas, não só de professores em estágio probatório, capacitando a força de trabalho onde sempre temos melhores resultados no processo de formação”.

O Centro de Pesquisas Learn, da Fundação Getúlio Vargas, realizou avaliação de impacto junto aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que participaram do primeiro ano do programa de tutoria. Ao todo, 15 indicadores foram analisados, entre eles planejamento, projetos de trabalho, atividades permanentes, gestão de sala de aula e práticas de ensino, onde, segundo a pesquisadora da FGV, Amanda Arabage, foram encontrados impactos positivos.

A Fundação Carlos Chagas também avaliou a implantação do Programa de Tutoria Educacional em Manaus e em Sobral, no Estado do Ceará. O coordenador da pesquisa, professor Nelson Gimenes, falou sobre o projeto. “Podemos ver que é um projeto inovador e que alcança seu objetivo, no sentido de que propõe uma ação articulada a uma política maior da secretaria de desenvolvimento e atende os professores ingressantes”.

A ideia é estender a formação direta e indireta à gestores, pedagogos e professores de 20 unidades, em uma rede colaborativa e multiplicadora, atendendo 120 profissionais da educação de forma direta. “É fundamental a qualidade da gestão escolar e da formação em serviço que é liderada pelo diretor e coordenador pedagógico, junto á equipe docente. Ficamos felizes de ver mais este desdobramento”, destacou a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Itaú Social, Patrícia Guedes.

 

Texto: Taianna Castro

Fotos: Cleomir Santos e Taianna Castro

Fonte: PREFEITURA DE MANAUS