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Professores, participem da consulta on-line até 27/07 e contem sobre os desafios e as estratégias na atuação com os alunos com deficiência

 

|10/07/20

Entre os dias 10 e 27 de julho, professoras e professores de todo o país que atuam na educação básica estão convidados a responder a consulta on-line sobre os desafios enfrentados para assegurar o acesso e a participação dos alunos público-alvo da educação especial (com deficiência, autismo e altas habillidades), no contexto da pandemia da Covid-19. O estudo visa ainda a identificar quais estratégias têm sido adotadas para garantir o direito à educação na perspectiva inclusiva.

O questionário on-line também está traduzido para a Libras (Língua Brasileira de Sinais) e acessível para pessoas com deficiência visual.

Em todo o país, mais de 1,25 milhão de alunos público-alvo da educação especial estão matriculados na educação básica, a maioria deles (87,1%) estuda em classes comuns.

A iniciativa é coordenada pela UFABC (Universidade Federal do ABC) em parceria com a FCC (Fundação Carlos Chagas), FE-USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo) e a UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).

O estudo é parte integrante de uma pesquisa mais ampla sobre as atividades docentes em tempos de isolamento social e suas expectativas para o período pós-pandemia.

Entre os dias 30 de abril e 10 de maio, a FCC realizou a primeira consulta on-line, que contou com a participação de mais de 14 mil docentes de todo o país. Os resultados estão disponíveis no primeiro informe da pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica.

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