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Condições de formação e de trabalho docente são tema de participação da Fundação Carlos Chagas em seminário internacional

 

Cartaz com os dizeres: 13º Seminário Internacional da Red de Estudios sobre Trabajo Docente. Condições de formação e de trabalho docente .20 a 22 de setembro de 2023. A imagem tem fundo branco, com quadrados coloridos nas extremidades. A logomarca da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra inferior vermelha.

|15/09/23

Evento da Red ESTRADO ocorre na Argentina e coloca em discussão aspectos culturais, políticos, sociais e tecnológicos da atuação de professores 

Por Luanne Caires

Duas décadas de estudos sobre o trabalho docente: existir, resistir e construir novos horizontes. Este é o tema do 13º Seminário Internacional da Red de Estudios sobre Trabajo Docente (Red ESTRADO), que ocorrerá entre 20 e 22 de setembro de 2023 na cidade de La Plata, Argentina. Pesquisadores do grupo Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores, da Fundação Carlos Chagas, participarão do evento, com apresentação de pesquisas sobre o volume de trabalho de professores e a precariedade subjetiva que permeia o processo de formação desses profissionais. 

Dados sobre  Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental serão apresentados por Gabriela Moriconi. A pesquisa foi realizada em duas etapas. em parceria com a associação Dados para um Debate Democrático da Educação (D3e) e o Itaú Social. A primeira etapa traz uma análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão e evidencia que professores brasileiros nos anos finais do ensino fundamental têm um volume de trabalho maior do que o observado para docentes de outros países. A segunda etapa apresenta estudos de caso em redes estaduais e municipais do Brasil e analisa fatores que influenciam a variação na média de alunos por professor entre as redes de ensino do país. O debate sobre o tema ocorrerá no dia 20 de setembro (quarta-feira), às 14h30, como parte do eixo Políticas de cuidado, salud y condiciones laborales en el trabajo docente.

Também na quarta-feira (20), às 16h45, o pesquisador Rodnei Pereira apresentará resultados de estudos sobre as condições de trabalho e a precariedade subjetiva de formadores de professores em tempos (extra)ordinários. Submetido em conjunto com pesquisadoras da Universidade Paulista, o trabalho aborda as necessidades de coordenadores pedagógicos durante a pandemia de covid-19 e os desafios da implementação da Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), a partir de diferentes condições objetivas de uma escola pública e de uma escola privada do município de São Paulo. Entre as condições analisadas, estão o tempo de trabalho coletivo, a relação entre professores e coordenação pedagógica e a possibilidade de implementação de um projeto autoral de formação que atenda às especificidades de cada escola — o que depende também da percepção subjetiva dos próprios professores quanto à sua autonomia e capacidade crítica na relação com o trabalho. A mesa de discussão faz parte do eixo Políticas, regulaciones y prácticas en la formación y el trabajo docente en pandemia y pospandemia.

“Nossa ideia é criar condições para que as pessoas compreendam o que é esse documento [a BNC-Formação], que usos podem ser feitos dele, e acompanhar as dificuldades, os desafios e o quanto é possível ou não essa base ser utilizada no cotidiano da escola”, explica Rodnei. Mas, independentemente do futuro legislativo da BNC-Formação, o pesquisador destaca a importância de a formação continuada de professores ter como ponto de partida referenciais elaborados a partir de um diálogo entre os profissionais da educação básica, a comunidade científica, as entidades profissionais, sindicais, bem como com a sociedade civil, de forma ampla, unidas em torno do compromisso com a qualidade da educação, socialmente referenciada.

O evento segue com inscrições abertas para ouvintes em seu site oficial. 

Saiba mais
13º Seminário Internacional da Red de Estudios sobre Trabajo Docente
Quando: 20 a 22 de setembro de 2023
Onde: Universidad Nacional de La Plata, Buenos Aires, Argentina
Mais informações: http://congresos.fahce.unlp.edu.ar/seminarioredestrado/xiii-seminario