Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Seminário internacional sobre diversidade de respostas educacionais à pandemia de covid-19 está com inscrições abertas
www.fcc.org.br

Seminário internacional sobre diversidade de respostas educacionais à pandemia de covid-19 está com inscrições abertas

Evento reúne experiências de cinco países e ocorre de maneira presencial, gratuita e com tradução simultânea na Fundação Carlos Chagas

Luanne Caires

Publicado em:

11/02/2025 12:23:06

O fim da emergência de saúde pública internacional causada pela covid-19 completará um ano em maio de 2024. Mas os efeitos da pandemia sobre a saúde, a economia e especialmente a educação ainda podem ser sentidos, com inúmeros desafios para a superação de desigualdades. 

Para ampliar o debate sobre as respostas educacionais ao período pandêmico em diferentes contextos, a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Fundação Carlos Chagas promovem o seminário internacional Desigualdades Educacionais no Contexto da Pandemia, entre os dias 19 a 21 de fevereiro de 2024, na sede da Fundação Carlos Chagas em São Paulo.

As inscrições estão abertas até o dia 08 de fevereiro pelo formulário disponível neste link.O evento terá representantes de Brasil, Austrália, Bélgica, França e Marrocos, que apresentarão pesquisas sobre os temasabandono escolar, experiências periféricas, escolarização em zonas rurais, desigualdades de aprendizagem, o uso de tecnologias e perspectiva de professores e familiares. 

Os estudos são parte do projeto Desigualdades educacionais no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para políticas públicas, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no âmbito do edital UN-Research Roadmap COVID-19. 

Os resultados apresentados contribuem para discussões de políticas públicas ligadas à redução de desigualdades na educação e ao enfrentamento de novas crises sanitárias. Confira a programação e os palestrantes abaixo. 

 PROGRAMAÇÃO

19 de fevereiro | Dia 01 

10h - Café de boas-vindas 

11h - Abertura Lúcia Villas Bôas (Diretoria-vice-presidência da Fundação Carlos Chagas) Sandra Unbehaum (Coordenadoria de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas) Marília Pinto de Carvalho (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/USP - Coordenadora do projeto)

11h30 -  Abandono escolar no contexto da pandemia: persistentes desafios no enfrentamento das desigualdades educacionais Amélia Artes(Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas) Thais Gava(Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas)

13h - Almoço 

14h - A pandemia como período de ruptura: as experiências estudantis na periferia de São Paulo Cinthia Torres Toledo(Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp) 

15h30 - Encerramento do primeiro dia 

20 de fevereiro | Dia 02 

9h - Recepção

9h30 - Impacto da COVID-19 na escolaridade e não escolaridade nas zonas rurais de Marrocos Youssef Nait Belaid(Mohammed V University - Marrocos) Khalid Derkaoui(Mohammed V University - Marrocos)

11h - Intervalo

11h30 - Crise sanitária da covid-19 na Federação Valônia-Bruxelas – uma oportunidade para repensar as desigualdades escolares e de aprendizagem? Elsa Roland(Université Libre de Bruxelles - Bélgica)

13h - Almoço

14h - Desigualdades educacionais e impactos pós-pandêmicos: perspectivas de estudantes, professores e familiares Susanne Gannon(Western Sydney University - Austrália) Loshini Naidoo(Western Sydney University - Austrália) Jacqueline D’warte(Western Sydney University - Austrália)

15h30 - Encerramento do segundo dia   

21 de fevereiro | Dia 03 

9h - Recepção

9h30 - A escola em tempos de covid: um estudo sobre os efeitos da pandemia na escola, nos professores, nos pais de alunos em contexto francês Filippo Pirone(Laboratoire Interdisciplinaire d'étude du Politique Hannah Arendt/LIPHA - Université Paris Est Créteil/UPEC -  INSPE de l'Académie de Créteil - França) Keyla Santana Pereira(Inspé/Université de Bordeaux - França)

11h - Intervalo

11h30 - Assegurar a continuidade da educação: o uso da internet e atitudes dos professores durante o lockdown na França Nicolas Guirimand (Department of Education - CIRNEF Laboratory - University of Rouen - França) Filippo Pirone (Laboratoire Interdisciplinaire d'étude du Politique Hannah Arendt/LIPHA - Université Paris Est Créteil/UPEC -  INSPE de l'Académie de Créteil - França)Keyla Santana Pereira(Inspé/Université de Bordeaux - França) Gabriela Valente(Unité Mixte de Recherche Éducation, Formation, Travail et Savoir/UMR EFTS - Université Toulouse Jean Jaurès - França)

13h - Encerramento do seminário internacional

Relacionados