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Seminário internacional sobre diversidade de respostas educacionais à pandemia de covid-19 está com inscrições abertas

 

Composição de fundo cinza claro, com curvas que formam um globo azul à esquerda. Sobre a imagem, há a frase “Seminário Internacional Desigualdades Educacionais no Contexto da Pandemia. 19 a 21 de fevereiro de 2024. Inscrições abertas”. O logotipo da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Carlos Chagas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aparecem em uma barra inferior branca.

|22/01/24

Evento reúne experiências de cinco países e ocorre de maneira presencial, gratuita e com tradução simultânea na Fundação Carlos Chagas

Por Luanne Caires

O fim da emergência de saúde pública internacional causada pela covid-19 completará um ano em maio de 2024. Mas os efeitos da pandemia sobre a saúde, a economia e especialmente a educação ainda podem ser sentidos, com inúmeros desafios para a superação de desigualdades. Para ampliar o debate sobre as respostas educacionais ao período pandêmico em diferentes contextos, a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Fundação Carlos Chagas promovem o seminário internacional Desigualdades Educacionais no Contexto da Pandemia, entre os dias 19 a 21 de fevereiro de 2024, na sede da Fundação Carlos Chagas em São Paulo. 

As inscrições estão abertas até o dia 08 de fevereiro pelo formulário disponível neste link.

O evento terá representantes de Brasil, Austrália, Bélgica, França e Marrocos, que apresentarão pesquisas sobre os temas abandono escolar, experiências periféricas, escolarização em zonas rurais, desigualdades de aprendizagem, o uso de tecnologias e perspectiva de professores e familiares. Os estudos são parte do projeto Desigualdades educacionais no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para políticas públicas, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no âmbito do edital UN-Research Roadmap COVID-19. 

Os resultados apresentados contribuem para discussões de políticas públicas ligadas à redução de desigualdades na educação e ao enfrentamento de novas crises sanitárias. 

Confira a programação e os palestrantes abaixo.

 

 

PROGRAMAÇÃO

19 de fevereiro | Dia 01
10h – Café de boas-vindas
11h – Abertura
Lúcia Villas Bôas (Diretoria-vice-presidência da Fundação Carlos Chagas)
Sandra Unbehaum (Coordenadoria de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas)
Marília Pinto de Carvalho (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/USP – Coordenadora do projeto)

11h30 –  Abandono escolar no contexto da pandemia: persistentes desafios no enfrentamento das desigualdades educacionais
Amélia Artes (Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas)
Thais Gava (Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas)

13h – Almoço

14h – A pandemia como período de ruptura: as experiências estudantis na periferia de São Paulo
Cinthia Torres Toledo (Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp)

15h30 – Encerramento do primeiro dia


20 de fevereiro | Dia 02

9h – Recepção

9h30 – Impacto da COVID-19 na escolaridade e não escolaridade nas zonas rurais de Marrocos
Youssef Nait Belaid (Mohammed V University – Marrocos)
Khalid Derkaoui (Mohammed V University – Marrocos)

11h – Intervalo

11h30 – Crise sanitária da covid-19 na Federação Valônia-Bruxelas – uma oportunidade para repensar as desigualdades escolares e de aprendizagem?
Elsa Roland (Université Libre de Bruxelles – Bélgica)

13h – Almoço

14h – Desigualdades educacionais e impactos pós-pandêmicos: perspectivas de estudantes, professores e familiares
Susanne Gannon (Western Sydney University – Austrália)
Loshini Naidoo (Western Sydney University – Austrália)
Jacqueline D’warte (Western Sydney University – Austrália)

15h30 – Encerramento do segundo dia

 

21 de fevereiro | Dia 03
9h – Recepção

9h30 – A escola em tempos de covid: um estudo sobre os efeitos da pandemia na escola, nos professores, nos pais de alunos em contexto francês
Filippo Pirone (Laboratoire Interdisciplinaire d’étude du Politique Hannah Arendt/LIPHA – Université Paris Est Créteil/UPEC –  INSPE de l’Académie de Créteil – França)
Keyla Santana Pereira (Inspé/Université de Bordeaux – França)

11h – Intervalo

11h30 – Assegurar a continuidade da educação: o uso da internet e atitudes dos professores durante o lockdown na França
Nicolas Guirimand (Department of Education – CIRNEF Laboratory – University of Rouen – França)
Filippo Pirone (Laboratoire Interdisciplinaire d’étude du Politique Hannah Arendt/LIPHA – Université Paris Est Créteil/UPEC –  INSPE de l’Académie de Créteil – França)
Keyla Santana Pereira (Inspé/Université de Bordeaux – França)
Gabriela Valente (Unité Mixte de Recherche Éducation, Formation, Travail et Savoir/UMR EFTS – Université Toulouse Jean Jaurès – França)

13h – Encerramento do seminário internacional