Seminário internacional sobre diversidade de respostas educacionais à pandemia de covid-19 está com inscrições abertas
|22/01/24
Evento reúne experiências de cinco países e ocorre de maneira presencial, gratuita e com tradução simultânea na Fundação Carlos Chagas
Por Luanne Caires
O fim da emergência de saúde pública internacional causada pela covid-19 completará um ano em maio de 2024. Mas os efeitos da pandemia sobre a saúde, a economia e especialmente a educação ainda podem ser sentidos, com inúmeros desafios para a superação de desigualdades. Para ampliar o debate sobre as respostas educacionais ao período pandêmico em diferentes contextos, a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Fundação Carlos Chagas promovem o seminário internacional Desigualdades Educacionais no Contexto da Pandemia, entre os dias 19 a 21 de fevereiro de 2024, na sede da Fundação Carlos Chagas em São Paulo.
As inscrições estão abertas até o dia 08 de fevereiro pelo formulário disponível neste link.
O evento terá representantes de Brasil, Austrália, Bélgica, França e Marrocos, que apresentarão pesquisas sobre os temas abandono escolar, experiências periféricas, escolarização em zonas rurais, desigualdades de aprendizagem, o uso de tecnologias e perspectiva de professores e familiares. Os estudos são parte do projeto Desigualdades educacionais no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para políticas públicas, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no âmbito do edital UN-Research Roadmap COVID-19.
Os resultados apresentados contribuem para discussões de políticas públicas ligadas à redução de desigualdades na educação e ao enfrentamento de novas crises sanitárias.
Confira a programação e os palestrantes abaixo.
PROGRAMAÇÃO
19 de fevereiro | Dia 01
10h – Café de boas-vindas
11h – Abertura
Lúcia Villas Bôas (Diretoria-vice-presidência da Fundação Carlos Chagas)
Sandra Unbehaum (Coordenadoria de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas)
Marília Pinto de Carvalho (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/USP – Coordenadora do projeto)
11h30 – Abandono escolar no contexto da pandemia: persistentes desafios no enfrentamento das desigualdades educacionais
Amélia Artes (Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas)
Thais Gava (Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas)
13h – Almoço
14h – A pandemia como período de ruptura: as experiências estudantis na periferia de São Paulo
Cinthia Torres Toledo (Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp)
15h30 – Encerramento do primeiro dia
20 de fevereiro | Dia 02
9h – Recepção
9h30 – Impacto da COVID-19 na escolaridade e não escolaridade nas zonas rurais de Marrocos
Youssef Nait Belaid (Mohammed V University – Marrocos)
Khalid Derkaoui (Mohammed V University – Marrocos)
11h – Intervalo
11h30 – Crise sanitária da covid-19 na Federação Valônia-Bruxelas – uma oportunidade para repensar as desigualdades escolares e de aprendizagem?
Elsa Roland (Université Libre de Bruxelles – Bélgica)
13h – Almoço
14h – Desigualdades educacionais e impactos pós-pandêmicos: perspectivas de estudantes, professores e familiares
Susanne Gannon (Western Sydney University – Austrália)
Loshini Naidoo (Western Sydney University – Austrália)
Jacqueline D’warte (Western Sydney University – Austrália)
15h30 – Encerramento do segundo dia
21 de fevereiro | Dia 03
9h – Recepção
9h30 – A escola em tempos de covid: um estudo sobre os efeitos da pandemia na escola, nos professores, nos pais de alunos em contexto francês
Filippo Pirone (Laboratoire Interdisciplinaire d’étude du Politique Hannah Arendt/LIPHA – Université Paris Est Créteil/UPEC – INSPE de l’Académie de Créteil – França)
Keyla Santana Pereira (Inspé/Université de Bordeaux – França)
11h – Intervalo
11h30 – Assegurar a continuidade da educação: o uso da internet e atitudes dos professores durante o lockdown na França
Nicolas Guirimand (Department of Education – CIRNEF Laboratory – University of Rouen – França)
Filippo Pirone (Laboratoire Interdisciplinaire d’étude du Politique Hannah Arendt/LIPHA – Université Paris Est Créteil/UPEC – INSPE de l’Académie de Créteil – França)
Keyla Santana Pereira (Inspé/Université de Bordeaux – França)
Gabriela Valente (Unité Mixte de Recherche Éducation, Formation, Travail et Savoir/UMR EFTS – Université Toulouse Jean Jaurès – França)
13h – Encerramento do seminário internacional